Análise Crítica: Geografia Humana vs. Geografia Crítica no CACD

“Tanto o planejamento urbano quanto os símbolos patrimoniais ou culturais da formação territorial histórica, dimensões do espaço vivido nas metrópoles que impactam as pessoas, podem ser analisados no viés geográfico crítico.”

Estou começando meus estudos para o CACD e, para essa questão, me baseei principalmente no material do clipping. A afirmação diz que tanto o planejamento urbano quanto os símbolos patrimoniais ou culturais da formação territorial histórica, dimensões do espaço vivido nas metrópoles que impactam as pessoas, podem ser analisados no viés geográfico crítico. Na minha percepção, essa preocupação com símbolos e cultura parece estar mais alinhada com a Geografia Humanista do que com a Geografia Crítica. Embora a formação histórica seja central na dialética marxista, não consegui identificar essas características na afirmativa. Gostaria de ouvir a opinião de outras pessoas sobre isso, já que no gabarito do clipping essa afirmação está marcada como verdadeira. Eu sei que posso ter interpretado dessa forma por falta de referências, mas por isso mesmo gostaria de ouvir outras perspectivas.

Inclusive, achei o comentário do Clipping meio vago e tangencial. De novo, talvez essa percepção seja apenas falta de referências da minha parte:

“A Geografia Crítica é feita por autores que se posicionam por uma transformação da realidade social. São os que assumem o conteúdo político de conhecimento científico, propondo uma geografia militante, que luta por uma sociedade mais justa. Vão além do pensamento e questionamento puramente acadêmico da Geografia Tradicional, buscando suas raízes sociais.”