Enunciado:
A respeito da expansão colonial e do pensamento geográfico, julgue os seguintes itens.
Texto do item:
O desejo de expansão imperialista alemão é considerado decisivo para a consolidação da geografia como ciência.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Gabarito sugerido: C
A institucionalização da Geografia como disciplina científica no fim do século XIX está fortemente ligada aos interesses coloniais e militares dos Estados europeus. Na Alemanha, em particular, o recente Império (1871) via na análise do espaço um instrumento estratégico para a unificação interna e, principalmente, para a projeção ultramarina. Autores como Friedrich Ratzel produziram uma geografia voltada a justificar a expansão territorial (Lebensraum), o que levou vários historiadores da ciência a apontarem o imperialismo alemão como fator decisivo na consolidação da Geografia acadêmica. Assim, o desejo de expansão imperialista alemão foi, sim, um elemento central – e considerado decisivo – no processo de afirmação da Geografia como ciência.
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.
Não havia “desejo de expansão imperialista alemão” quando a primeira cátedra de geografia foi fundada em Berlim, em 1820. O ímpeto imperialista viria quase meio século depois, com Ratzel, não com Ritter.
“Consolidação como ciência” é diferente de “criação da primeira cátedra”. Primeiro a ciência é criada, depois ela se consolida. Eu acho que esse gabarito é bastante consensual, inclusive tem itens parecidos em provas anteriores.
1 curtida