Questão 44 item 4 - (História do Brasil - 1a Fase - CACD 2024). Além de tapuios, negros e indígenas, integraram ma

Enunciado:

A respeito da Cabanagem, julgue (C ou E) os itens seguintes:

Texto do item:

Além de tapuios, negros e indígenas, integraram majoritariamente a Cabanagem os cabanos, daí o nome dado à revolta.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Resposta:

O item está correto.

Explicação:

A Cabanagem foi uma revolta ocorrida na província do Grão-Pará entre 1835 e 1840, durante o Período Regencial no Brasil. O nome "Cabanagem" deriva dos "cabanos", denominação dada aos moradores pobres que viviam em cabanas nas margens dos rios da região amazônica. Esses cabanos eram, em sua maioria, tapuios (mestiços de indígenas com europeus), negros (escravos e libertos) e indígenas.

A composição social da Cabanagem era predominantemente formada por essas camadas populares, que enfrentavam condições de vida precárias e estavam insatisfeitas com o descaso do governo central em relação às necessidades locais. A revolta teve um caráter profundamente popular e contou com a participação massiva dos cabanos, que eram o principal grupo social envolvido no movimento.

Portanto, ao afirmar que "Além de tapuios, negros e indígenas, integraram majoritariamente a Cabanagem os cabanos, daí o nome dado à revolta", o item está correto, pois destaca a participação predominante dos cabanos na revolta e a origem do nome "Cabanagem".


Referências no contexto:

  • História do Brasil: "Os cabanos não chegaram a oferecer uma organização alternativa ao Pará, concentrando-se no ataque aos estrangeiros, aos maçons, e na defesa da religião católica, dos brasileiros, de Dom Pedro II, do Pará e da liberdade… Calcula-se que 30 mil pessoas morreram, entre rebeldes e legalistas, ou seja, cerca de 20% da população estimada da província."

  • História Geral do Brasil: "A Cabanagem foi o mais notável movimento popular ocorrido durante o Império. Foi o único em que as camadas de baixa condição social (índios, caboclos e negros) conseguiram ocupar o governo de toda uma província durante um período de tempo relativamente extenso (nove meses)."


Conclusão:

A composição majoritária da Cabanagem pelos cabanos, juntamente com tapuios, negros e indígenas, é historicamente correta e justifica o nome dado à revolta. Portanto, o item é CERTO.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.

Discordo, para mim o item está ERRADO porque coloca os cabanos como outro grupo além dos tapuios (que são indígenas, então isso também ficou redundante no item), negros e indígenas, enquanto, na verdade, os cabanos eram exatamente esses citados, que viviam em cabanas, daí o nome do movimento.

2 curtidas

“Desde 1831 todo o Grão-Pará havia-se revoltado, com o levante dos índios,
escravos e pobres – os cabanos – que lutariam até 1836.”
Do livro “História Geral do Brasil” de Maria Yedda Leite Linhares, página 205 da 10ª edição

Acho que cabe um recurso por dubiedade, afinal também eram denominados de CABANOS os que se revoltaram na CABANADA ou GUERRA DOS CABANOS, uma revolta que aconteceu em Pernambuco entre 1832 e 1835…