Questão 51 item 4 - (História Mundial - 1a Fase - CACD 2024). A Revolução Russa, liderada por Lênin nas primeira

Enunciado:

Em relação à Revolução Francesa, a seus desdobramentos e às demais revoluções posteriores a ela até as primeiras décadas do século XX, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

Texto do item:

A Revolução Russa, liderada por Lênin nas primeiras décadas do século XX, foi inspirada na história e no curso dos acontecimentos da Revolução Francesa, mas não nos homens que a lideraram.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

ERRADO

Explicação:

A afirmativa está incorreta porque a Revolução Russa, liderada por Lênin em 1917, foi inspirada não apenas na história e nos acontecimentos da Revolução Francesa, mas também nos líderes que a conduziram. Os revolucionários russos estudaram profundamente a Revolução Francesa e viam nos seus líderes, como Maximilien Robespierre, Georges Danton e Jean-Paul Marat, exemplos de atuação revolucionária.

Lênin e outros bolcheviques analisaram as estratégias e táticas empregadas pelos líderes franceses para compreender como uma revolução poderia ser bem-sucedida na derrubada de um regime antigo e na implementação de mudanças radicais na sociedade. A fase jacobina da Revolução Francesa, em particular, serviu de modelo para a ditadura do proletariado proposta por Lênin, onde um partido revolucionário lideraria a transição para uma sociedade socialista.

Além disso, a utilização do terror como instrumento político durante o período do Terror na França influenciou as práticas dos bolcheviques durante a Guerra Civil Russa e a consolidação do poder soviético. Os líderes franceses foram estudados tanto pelos seus acertos quanto pelos seus erros, servindo de referência para evitar os mesmos equívocos e potencializar as chances de sucesso na Rússia.

Portanto, é impreciso afirmar que a Revolução Russa não se inspirou nos homens que lideraram a Revolução Francesa. A admiração e o estudo das ações desses líderes foram partes integrantes do processo revolucionário russo.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.

Tenho total acordo com o bot. @ProfJoaoDaniel, o que acha?

1 curtida

Eu também, o gabarito não :frowning:

1 curtida

Os russos se inspiraram sim nos homens que lideraram a Revolução Francesa, e não apenas no curso de seus acontecimentos.

Basta lembrar que Lênin se referiu a Robespierre como um “bolchevique avant la lettre”, sendo que alguns autores até mesmo afirmam que Lênin foi uma espécie de “discípulo” de Robespierre (“Maximilien Robespierre originated the role, inspiring such devoted twentieth-century disciples as Lenin—who deemed Robespierre a Bolshevik avant la lettre” - Fonte: Revolutionary Career of Maximilien Robespierre, de David P. Jordan).

Para demonstrar sua admiração às figuras que lideraram a Revolução Francesa, Lênin chegou a comissionar estátuas representando-os, instaladas na Rússia soviética. Foram planejadas estátuas de Georges Danton, François-Noël Babeuf, Jean-Paul Marat, e do próprio Robespierre. A de Danton foi a única não construída. Sobre o tema: Robespierre Monument - Wikipedia

1 curtida

Complementando o que o colega disse acima, fiz uma breve pesquisa nas Obras Completas de Lenin e procurei por alguns nomes ilustres da Revolução Francesa, bem como termos relacionados às facções revolucionárias. Eis o resultado:

  • Babeuf: 2 citações (1 no Vol. 6, 1 no Vol. 38)
  • Danton: 4 citações (3 no Vol. 26, 1 no Vol. 30). Sendo que as constantes no Vol. 3 são iluminadoras. Em uma delas, fazendo referência a Marx, Lenin diz: “Marx resumiu as lições de todas as revoluções em relação à insurreição armada nas palavras de ‘Danton, o maior mestre de política revolucionária já conhecido: de l’audace, de l’audace, encore de l’audace’.” (Vol. 3, p. 180). E na conclusão do texto, Lenin arremata: “Esperamos que, se a ação for decidida, os líderes aplicarão com sucesso os grandes preceitos de Danton e Marx.” (Vol. 3, p. 181).
  • Robespierre: 8 citações (2 no Vol. 5, 2 no Vol. 7, 1 no Vol. 14, 1 no Vol. 21, 1 no Vol. 30, 1 no Vol. 38).
  • Saint-Just: 1 citação (1 no Vol. 38)
  • Montanha (em oposição à Gironda): 10 citações (6 no Vol. 6, 2 no Vol. 7, 1 no Vol. 17, 1 no Vol. 21). A maioria em analogia às correntes internas ao próprio Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).
  • Gironda ou girondinos (em oposição à Montanha ou jacobinos): 12 citações (7 no Vol. 6, 2 no Vol. 7, 1 no Vol. 17, 1 no Vol. 19, 1 no Vol. 21). A maioria em analogia às correntes internas ao próprio Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).
  • Jacobinos: 108 citações (17 no Vol. 7, 33 no Vol. 8, 12 no Vol. 9, 2 no Vol. 10, 1 no Vol. 12, 1 no Vol. 15, 1 no Vol. 19, 2 no Vol. 21, 1 no Vol. 22, 17 no Vol. 24, 20 no Vol. 25, 1 no Vol. 34)
1 curtida

Pensando através da lente marxiana e do espírito revolucionário de 1917, conquanto seja possível verificar diversas passagens em alusão aos homens que comandaram a revolução francesa nas anotações de quem estava na alta cúpula do partido, me parece difícil que, se interpelados, eles diriam se inspirar em algum dos jacobinos. Lembrem-se que Marx sempre viu os revolucionários apenas como elementos de conformação da sociedade capitalista.

Quer dizer, eu sei que se isso caísse numa prova minha de sociologia na época da graduação a interpretação de meu professor seria essa, mas claro, a realidade é sempre mais complexa e a heterogeneidade de ambos os movimentos podem tornar possível alguma intersecção na visão de algum autor.

Zizek já escreveu um artigão sobre ele, se alguém quiser caçar algo aí.