Enunciado:
Em relação à estrutura fundiária, uso da terra e relações de produção no campo brasileiro, julgue os próximos itens.
Texto do item:
A territorialização do agronegócio no Brasil está ligada à concentração fundiária, pois a produção de commodities em larga escala requer grandes áreas, o que favorece as grandes propriedades.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Gabarito sugerido: C
A expansão do agronegócio brasileiro ocorreu, sobretudo, sobre commodities de exportação (soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, carne bovina) que, por exigirem mecanização intensiva e economias de escala, tornaram mais competitivas as propriedades de grande porte. Nas regiões de fronteira agrícola (Cerrado, Amazônia Legal) o padrão predominante é o de latifúndios ou grandes empresas rurais que concentram vastas áreas contínuas. Já a agricultura familiar, majoritária em número de estabelecimentos, ocupa parcela pequena da área total e se dedica mais a alimentos para o mercado interno. Assim, há correlação entre avanço do agronegócio e manutenção/agravamento da concentração fundiária, confirmando a afirmativa.
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.