Considerando a importância geopolítica do agrupamento de países conhecido como BRICS, que nasceu em 2011 com Brasil, Rússia, Índia e China, admitiu depois a África do Sul e, mais recentemente, outros seis países, julgue os itens a seguir.
Texto do item:
O BRICS é um bloco econômico que tem como elementos estruturais o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) e o Arranjo Contingente de Reservas (ACR).
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
De fato, o BRICS estabeleceu dois pilares centrais na sua arquitetura financeira, ainda que o grupo não seja formalmente um bloco econômico:
Novo Banco de Desenvolvimento (NBD)
Criado na 6ª Cúpula dos BRICS em Fortaleza (15 de julho de 2014) e operacional desde 2015, o NBD tem como objetivo financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável entre os países membros e outros países emergentes, oferecendo empréstimos, garantias, participações acionárias e assistência técnica .
Arranjo Contingente de Reservas (ACR) (em inglês, Contingent Reserve Arrangement — CRA)
Também instituído em Fortaleza 2014 e regulamentado em 2015, é um mecanismo de apoio mútuo entre os bancos centrais dos países do BRICS, com um fundo de US$ 100 bilhões para fornecer liquidez em caso de pressões no balanço de pagamentos — funcionando como um concorrente parcial ao FMI .
O BRICS não é um bloco econômico. Mas confesso que achei a banca inconsistente em cobrar uma questão que o erro é o BRICS não ser um bloco econômico, e pouco depois colocar que a OPEP+ é uma organização.
O BRICS é um grupo de países de mercado emergente e foro político em relação ao seu desenvolvimento econômico, político e social. O grupo não é um bloco econômico ou uma associação de comércio formal, como no caso da União Europeia. Diferentemente disso, os quatro países fundadores procuraramformar um “clube político” ou uma “aliança”, e assim converter “seu crescentepoder econômico em uma maiorinfluência geopolítica”.
Fonte (wikipédia): BRICs segundo wikipedia