(CACD 2025) item 184 - (Política Internacional). A inédita saída, em 2025, dos EUA do Acordo de Par

Enunciado:

Provocadas em grande parte pela ação antrópica, as ameaças ao meio ambiente de que são testemunho os frequentes distúrbios climáticos relacionados ao aquecimento global são crescentes. Embora a primeira grande conferência sobre o assunto tenha sido realizada pelas Nações Unidas em Estocolmo no ano de 1972, só nos últimos anos o tema ganhou grande importância na agenda internacional. Tendo em vista o papel relevante que o Brasil tem desempenhado nesse contexto, julgue os itens que se seguem.

Texto do item:

A inédita saída, em 2025, dos EUA do Acordo de Paris, tratado que visa limitar o aquecimento global, e o descumprimento de compromissos de diminuição de emissão de gases do efeito estufa por outros países desenvolvidos ameaçam o cumprimento das metas estabelecidas no Acordo.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: E
A afirmativa está ERRADA. Não houve uma saída inédita dos EUA do Acordo de Paris em 2025. Os EUA deixaram o Acordo de Paris em 2020, durante o governo Trump, mas retornaram em 2021 sob o governo Biden. Não há registro de saída dos EUA em 2025. Quanto ao descumprimento de compromissos por outros países desenvolvidos, é correto afirmar que isso ameaça o cumprimento das metas do Acordo, mas a parte da saída dos EUA em 2025 está incorreta. Fontes: https://unfccc.int/process-and-meetings/the-paris-agreement/status-of-ratification, https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/clima/cop-30.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.