(CACD 2025) item 197 - (Economia). No regime de câmbio flutuante, o valor da moeda é

Enunciado:

As taxas de câmbio desempenham papel central nas transações internacionais ao permitirem que sejam comparados preços de mercadorias, capitais e serviços produzidos em diferentes países. Por isso, a política cambial, que define os regimes de taxas de câmbio, acaba condicionando as relações financeiras entre um país e o resto do mundo.

A partir do texto apresentado, julgue os itens subsecutivos.

Texto do item:

No regime de câmbio flutuante, o valor da moeda é determinado pela oferta e demanda no mercado, por isso o Banco Central do Brasil não pode intervir no mercado para evitar movimentos desordenados da taxa de câmbio que ocorrem em momentos de instabilidade.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: E
A afirmativa está ERRADA. Embora no regime de câmbio flutuante o valor da moeda seja determinado principalmente pela oferta e demanda no mercado, o Banco Central do Brasil (assim como outros bancos centrais) pode sim intervir no mercado de câmbio para evitar movimentos desordenados ou excessiva volatilidade, especialmente em momentos de instabilidade. Essa prática é conhecida como ‘flutuação suja’ ou ‘dirty float’, e é comum mesmo em regimes formalmente flutuantes. O próprio texto-base menciona o chamado ‘medo de flutuar’, que leva as autoridades monetárias a intervir para impedir alta volatilidade da taxa de câmbio. Portanto, a afirmação de que o Banco Central não pode intervir está incorreta.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.