(CACD 2025) item 2 - (Língua Portuguesa). No texto são mencionadas quatro diferentes visões

Enunciado:

Bem antes que tentassem me convencer que a data de nascimento da modernidade era um espírito cartesiano, ou então um novo interesse empírico pela natureza que transpirava das páginas do Novum Organum de Bacon, ou ainda (mais tarde e mais “marxista”) à abertura dos primeiros bancos — bem antes de tudo isso, quando era rapaz se ensinava, que a modernidade começou em outubro de 1492. Nos livros da escola, o primeiro capítulo dos tempos modernos eram e são as grandes explorações. Entre estas, a viagem de Colombo ocupa um lugar muito especial. Descidas Saara adentro ou intermináveis caravanas por montes e desertos até a China de nada valiam comparadas com a aventura do genovês. Precisa ler O Mediterrâneo de Fernand Braudel para conceber o alcance simbólico do pulo além de Gibraltar, não costeando, mas reto para frente. Precisa, entre outras palavras, evocar o mar Mediterrâneo — este pátio comum navegável e navegado por milênios, espécie de útero vital compartilhado — para entender por que a viagem de Colombo acabou e continua sendo usada como metáfora do fim do mundo fechado, do abandono da casa materna e paterna.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao texto precedente.

Texto do item:

No texto são mencionadas quatro diferentes visões do movimento filosófico e artístico que, no Brasil, teve seu ápice em 1922.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: E
O trecho cita quatro interpretações para o início da modernidade histórica (espírito cartesiano, empirismo baconiano, criação dos bancos e viagens de Colombo). Ele não discute o Modernismo artístico-literário que culmina, no Brasil, na Semana de 1922. Assim, não se trata de “visões do movimento” modernista brasileiro, mas de concepções sobre a era moderna ocidental; logo, a afirmativa está errada.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.

Errada. Calligaris não menciona quatro visões do Modernismo de 1922 (movimento artístico-literário brasileiro), como sugere o item. Ao perguntar sobre o início da modernidade, o autor trata ali de quatro interpretações a respeito da data fundacional da era moderna, entendida como marco histórico do mundo moderno.

Essa distinção entre arte e ciência, embora característica da modernidade, só seria consolidada no século XIX, o próprio estilo da escrita científica en séculos anteriores não apresentava essa fragmentação do conhecimento. Os 4 aspectos citados se referem à modernidade, que seria celebrada na Semana de Arte Moderna em 1922, é anacrônica a interpretação que distingue aspectos dos séculos XVI, XVII, XVIII com base em critérios do século XIX.