Enunciado:
Em relação ao modelo de industrialização por substituição de importações (ISI) no Brasil, julgue os itens seguintes.
Texto do item:
A primeira fase do processo de ISI concentrou-se na produção de bens de capital, o que permitiu, na fase seguinte, a produção de bens de consumo não duráveis.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Gabarito sugerido: E
A afirmativa está ERRADA. Segundo o contexto fornecido e a bibliografia indicada (Manual do Candidato de Economia), o processo de industrialização por substituição de importações (ISI) no Brasil começou pela produção de bens de consumo não duráveis (como têxteis e calçados), passando depois para bens de consumo duráveis (como eletrodomésticos e automóveis), e só posteriormente avançou para bens intermediários e, por fim, bens de capital (máquinas e equipamentos). Portanto, a primeira fase do ISI não se concentrou na produção de bens de capital, mas sim de bens de consumo não duráveis. A sequência apresentada na afirmativa está invertida em relação ao que ocorreu historicamente.
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.