Enunciado:
Acerca da transição da economia cafeeira para a economia industrial no Brasil, julgue os itens que se seguem.
Texto do item:
A pauta da produção industrial no fim do século XIX era focada, basicamente, nas máquinas voltadas ao cultivo de café, que era a principal atividade econômica no período
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Gabarito sugerido: E
A afirmativa está ERRADA. No final do século XIX, a produção industrial brasileira era incipiente e concentrava-se principalmente nos setores têxtil, alimentício, vestuário e bebidas, e não na fabricação de máquinas para o cultivo do café. Conforme os textos de referência (Manual do Candidato de Economia e A Economia no Império), o surto industrial mais relevante só ocorreria no início do século XX. O parque industrial brasileiro era formado, em sua maioria, por pequenas unidades e artesanatos voltados para o consumo interno, especialmente para atender à demanda gerada pelo crescimento urbano e pela imigração. As máquinas industriais, inclusive, eram majoritariamente importadas com recursos vindos da exportação do café, e não fabricadas localmente. Portanto, não havia foco relevante na produção de máquinas agrícolas para a cafeicultura no parque industrial nacional do fim do século XIX.
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.
Longe de ser mainstream, mas Jorge Caldeira e outros autores em publicações mais recentes têm apontado uma industrialização precoce e de nicho graças ao café ainda no final do império. Nada de máquinas sofisticadas, mas o suficiente para tratar como bem de capital. Não causaria surpresa a banca ter puxado esse coelho da cartola.
1 curtida
Eu até entendo o seu comentário, mas dizer que a “indústria era focada, basicamente, nas máquinas voltadas ao cultivo de café” acho que invalida o item. Se fosse “incluía, entre outras”, mas ser focada em máquinas acho que invalida o item.