(CACD 2025) item 213 - (Economia). A maior parte dos recursos nacionais que financiar

Enunciado:

A respeito do Plano de Metas, implementado no Brasil na segunda metade da década de 50 do século passado, e de seus resultados, julgue os itens subsequentes.

Texto do item:

A maior parte dos recursos nacionais que financiaram o Plano de Metas se originava do poder público (União e estados) e de entidades públicas.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: E
A afirmativa está ERRADA. Embora o poder público (União e estados) e entidades públicas tenham tido participação importante no financiamento do Plano de Metas, uma parcela significativa dos recursos veio de investimentos estrangeiros, especialmente de empresas multinacionais, além de capitais privados nacionais. O Plano de Metas, sobretudo nos setores automobilístico, de bens de capital e energia, contou fortemente com a entrada de capital externo, que foi incentivada pelo governo Juscelino Kubitschek para viabilizar a rápida industrialização pretendida. Portanto, não é correto afirmar que a maior parte dos recursos se originava do setor público, pois o setor privado, especialmente o estrangeiro, teve papel fundamental no financiamento do plano. Fonte: Giambiagi, F. & Além, A. C. “Finanças Públicas: Teoria e Prática no Brasil”; Skidmore, T. “Brasil: de Getúlio a Castelo”.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.

Aqui entendi que é DENTRE os recursos nacionais que financiaram o plano de metas e não, de forma geral, de onde vieram os recursos que financiaram o plano de metas (neste caso sim, a maioria de financiamento externo). Portanto, dentre os recursos nacionais, a união foi a principal financiadora.

Eu concordo com você que o gabarito é Errado.
Eu marquei certo porque na correria da prova eu pensei “Plano de Metas” = capital externo, mas, pela redação do item, fica claro que ele está se referindo apenas aos recursos nacionais e não estrangeiros.

Para executar o programa foram adotados:
1 - Tarifa aduaneira protecionista
2 - sistema cambial que subsidiava a importação de insumos e para atração de investimento direto.
A produção de automóveis serviu pra impulsionar o crescimento do setor de bens de consumo duráveis. As fontes do financiamento eram concentradas na União (40%), e empresas privadas e estatais (35%), ficando os 15% restantes com entidades públicas como o BNDE e o BB.
Fonte: Economia Brasileira Contemporânea: (1945-2015), F. Giambiagi

1 curtida

Exatamente! Ele deixa claro que estava falando apenas dos recursos nacionais. Nao tem como englobar os estrangeiros, nesse ítem.

1 curtida