(CACD 2025) item 52 - (História do Brasil). Eleições fraudadas, com voto a descoberto e confe

Enunciado:

A década de 1920 foi palco, no Brasil, da séria crise socioeconômica e política cuja solução somente se daria, de fato, com a instalação do Estado Novo, em 1937. Do ponto de vista político, tratou-se de uma crise de hegemonia que pode ser desdobrada em dois momentos, o primeiro dos quais abarcou os anos 20, que teve como sentido último a contestação à preponderância da burguesia cafeeira, que culminou com a concluída revolução de 30.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à Primeira República, também denominada República Velha.

Texto do item:

Eleições fraudadas, com voto a descoberto e confecção de mapas eleitorais por meio dos quais as oligarquias exerciam o poder local, caracterizaram uma estrutura política “carcomida”, como a qualificavam grupos políticos que se rebelaram nos anos 1920, os quais, entretanto, foram incapazes de determinar o colapso do regime por terem se recusado a realizar ações armadas.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: E
Embora o sistema eleitoral da Primeira República fosse marcado por fraudes, voto aberto e controle oligárquico — fatores denunciados como sinais de um regime “carcomido” —, os grupos que se rebelaram nos anos 1920 (sobretudo o tenentismo) recorreram sim à luta armada: revolta dos 18 do Forte (1922), levante de São Paulo (1924) e Coluna Prestes (1925-27). Logo, é falso afirmar que não provocaram o colapso do regime por se recusarem a ações armadas; eles as tentaram, ainda que não tenham derrubado a República Velha naquele momento.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.

Lembrando que a reforma eleitoral de 1917 eliminou o voto a descoberto.

Sem dúvida, tomaram as armas! Basta recordar os episódios de 1922, 1924 e, ainda, 1930!