(CACD 2025) item 55 - (História do Brasil). Terminada a Grande Guerra de 1914, o Brasil, assim

Enunciado:

A década de 1920 foi palco, no Brasil, da séria crise socioeconômica e política cuja solução somente se daria, de fato, com a instalação do Estado Novo, em 1937. Do ponto de vista político, tratou-se de uma crise de hegemonia que pode ser desdobrada em dois momentos, o primeiro dos quais abarcou os anos 20, que teve como sentido último a contestação à preponderância da burguesia cafeeira, que culminou com a concluída revolução de 30.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à Primeira República, também denominada República Velha.

Texto do item:

Terminada a Grande Guerra de 1914, o Brasil, assim como a Europa, teve de enfrentar os efeitos da perda relativa da estabilidade social e política, enfrentada na Europa, da democracia liberal, tornando o território fértil para o cenário de superação da ordem anterior, o que em um curto período de tempo, que antecedeu os acontecimentos que culminaram na Segunda Guerra.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: C
Após a Primeira Guerra Mundial, a ordem liberal entrou em crise na Europa (ascensão do fascismo, nazismo, estalinismo). No Brasil, a Velha República também experimentou instabilidade econômica, social e política: greves operárias, queda do preço do café, crise de 1929, movimento tenentista, Revolução de 1930 e, finalmente, a implantação do Estado Novo em 1937, um regime autoritário que rompeu com o modelo liberal-oligárquico anterior. Assim, tal como na Europa, houve perda da estabilidade da democracia liberal e construção de uma nova ordem em poucos anos, antecedendo a Segunda Guerra Mundial. Por isso, a afirmativa está correta.

Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.

O item que aparece na prova está divergente. Transcrevo: Terminada a Grande guerra de 1914, o Brasil, assimo como a Europa, conheceu uma década de relativa estabilidade social, política e econômica: na Europa, a democracia liberal encontrou terreno fértil para se consolidar e impedir novas conflagrações, ainda que por um curto período de tempo, que antecedeu os acontecimentos que culminaram na Segunda Guerra.

De acordo com o que está na prova, o item está ERRADO. Não houve estabilidade na Europa, tampouco no Brasil.

Clipping, por favor alterar o ítem!

Me parece que havia algumas questões diferentes em cada prova. A minha foi igual à sua.

Questões diferentes em cada prova?? Tem certeza disso? Eu acho que é a IA que está transcrevendo questões de forma errônea.

Certeza não tenho, mas imagino que as questões sejam adicionadas por uma pessoa com a prova e a IA só consulta a base de dados pra respondê-las. Tem mais de uma questão no gabarito divergindo do que estava na minha prova, então estou supondo que havia algumas questões distintas de prova pra prova.