(CACD 2025) item 79 - (História Mundial). A queda de seus satélites europeus a partir do fin

Enunciado:

A respeito de processos históricos que se estabeleceram na segunda metade do século XX, julgue os itens seguintes.

Texto do item:

A queda de seus satélites europeus a partir do final dos anos 1980 e a difícil aceitação por Moscou da reunificação alemã contribuíram para incrementar o colapso da então União Soviética como superpotência internacional.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: C
A perda de influência nos países do Leste Europeu em 1989-1990 (Polônia, Hungria, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental, etc.) significou o desmantelamento do “bloco soviético”, pilar da projeção de poder de Moscou desde 1945. Ao aceitar, a contragosto, a reunificação alemã em 1990, a URSS reconheceu a incapacidade de impor sua vontade militar e política na Europa Central. Esses dois fatores enfraqueceram o prestígio internacional e agravaram a crise interna (econômica, política e nacionalista), acelerando o colapso da União Soviética em 1991. Fontes clássicas: Archie Brown, “The Gorbachev Factor”; Stephen Kotkin, “Armageddon Averted”.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.

Podemos falar em contra gosto se a desmobilização da URSS começou pelo próprio Gorbachev, que deu inicio a Glasnost? Tudo bem que eles nao tiveram escolha, mas a desmobilização teve início dentro do próprio governo soviético.

CORRETO PARA A BANCA. Como recorrer? No contexto da Glasnost e após a Queda do Muro de Berlim, a URSS é signatária do Tratado Sobre a Solução Final com Respeito à Alemanha que é mais conhecido como o Acordo Dois mais Quatro, negociado entre fevereiro e setembro de 1990.

1 curtida