Enunciado:
Acerca da Conferência de Bandung, julgue o próximo item.
Texto do item:
Na Conferência de Bandung, os chamados países não alinhados defenderam a soberania e a integridade territorial das nações, alinhando-se assim com proposições discutidas na antecessora Conferência de Colombo.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Gabarito sugerido: C
A Conferência de Bandung (1955) aprovou um comunicado final com Dez Princípios, derivados em grande parte dos Cinco Princípios da Coexistência Pacífica, nos quais figuram explicitamente o “respeito à soberania e à integridade territorial de todas as nações” e a “abstenção de intervenções nos assuntos internos de outros Estados”. Esses pontos já haviam sido debatidos no encontro preparatório dos chamados “Poderes de Colombo” (Ceylão, Índia, Indonésia, Paquistão e Birmânia) em 1954, que propôs a realização de Bandung e colocou a defesa da soberania, da independência nacional e do não-alinhamento como eixos centrais. Portanto, a afirmativa coincide com o conteúdo de ambas as conferências e está correta. (Fontes: Comunicado Final da Conferência de Bandung, 24/4/1955; Relatório da Reunião de Colombo, 1954)
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.
Já eram chamados de “Países Não Alinhados”, na Conferência de Bandung? Não foi só em Belgrado, em 1962?
1 curtida
O termo “Países Não Alinhados” e o Movimento dos Países Não Alinhados surgiram oficialmente na primeira Conferência dos Países Não Alinhados, que foi realizada em Belgrado, na então Iugoslávia, e encerrou-se em 6 de setembro de 1961.
1 curtida
também marquei errado nessa por incluir o termo que só foi cunhado após a conferência.
CORRETO. Um ano antes da Conferência Afro-Asiática em Bandung no ano de 1955, durante sua organização na Conferência de Colombo, Nehru enfatiza a capacidade de sedução que a expressão “afro-asiática” continha, ressaltando a importância da presença de representações subsaarianas para o sucesso almejado pelos organizadores de Bandung, que pretendiam eternizar a conferência como o divisor de águas entre a modernidade e seu passado colonial. As leituras que enaltecem o espírito de Bandung provêm da vontade de inserir um internacionalismo afro-asiático na dinâmica da guerra fria, como forma de se adicionar um terceiro elemento à receita bipolar em um esforço revisionista desta história. Porém, há polêmica na utilização do termo não-alinhados, afinal, tal movimento é criado apenas em 1961
2 curtidas
Cabe anulação devido à impropriedade do termo utilizado?
Está claro que o uso do termo prejudicou a interpretação para muitos e parece inapropriado. Tem base pra pedir revisão, mas se cabe ou não é a banca que vai decidir.
2 curtidas