Vou deixar aqui abaixo uns termos (maioria de Milton Santos) que tenho grifados nos meus fichamentos que tem um alto potencial explicativo e que dá para usar como linguagem relevante em questões de terceira fase.
Colaborem também deixando um uns termos abaixos! Bons estudos.
ESPAÇO:
Espaço é uma forma-conteúdo um conjunto indissociável de sistemas de objetos e ações
Espaço como a união de sistema de fixos e fluxos
Espaço como acúmulo desigual de tempos
Rugosidades: incorporaçoes de capital na superfície terrestre criando formas duráveis (fixos)
Hierarquização dos lugares: lógica do capital é seletiva. Capital estabelece uma divisião territorial do trabalho hierarquizada.
História do meio geográfico com história da produção do Espaço (1) meio natural, (2) meio técnico (3) meio técnico-científico-informacional
Meio técnico-científico-informacional é a cara da globalização
Modernização maldosa: contínuo processo de modernização estimulado pelo Estado e obediente à lógica do capital
TERRITÓRIO
territórios descontínuos no espaço (ex: EUA e arquipélago do Caribe)
territórios em rede (ex: tráfico de drogas no Rio)
territórios cíclicos (ex: prostituição apenas à noite em certas regiões)
territorialização: constituição identitária com base no território
desterritorialização: ruptura dos laços identitários antesiores
Alguns dos termos e conceitos utilizados por Milton Santos e outros geógrafos relevantes são os seguintes:
Formação sócio-espacial: Este conceito, desenvolvido por Milton Santos, é derivado do conceito de formação sócio-econômica e foi submetido a intenso debate na década de 1970. Santos argumenta que o modo de produção, a formação sócio-econômica e o espaço são categorias interdependentes, e que a sociedade só se concretiza por meio do espaço que ela produz, sendo que o espaço também é inteligível apenas por meio da sociedade. Portanto, em vez de falar em sociedade e espaço como entidades separadas, deve-se falar em formação sócio-espacial【25†fonte】.
A contribuição de Milton Santos para a compreensão dos conceitos geográficos está fortemente inspirada em Henri Lefébvre e em sua concepção de espaço social. Santos introduziu discussões importantes sobre a inter-relação entre espaço e sociedade e o papel desempenhado pelo espaço na conformação das estruturas sociais. Seu trabalho é fundamental para os estudos geográficos, especialmente no que tange à análise de como as formações socioespaciais expressam os modos de produção e as relações sociais que os sustentam.
@bot_geo dê mais alguns conceitos utilizados por milon santos e outros geógrafos relevantes. Seja mais conciso na explicação de cada um deles. Liste vários.
Aqui estão alguns dos conceitos chaves utilizados na geografia e por Milton Santos, conforme a literatura geográfica:
Paisagem: Refere-se ao espaço visível e perceptível por uma pessoa, composto por formas naturais e modificações humanas.
Região: É uma área com características que a distinguem de outras áreas, podendo ser definida por critérios naturais, culturais, econômicos ou políticos.
Espaço: Conceito central na geografia que envolve a ideia de extensão que contém objetos geográficos inter-relacionados.
Lugar: Aspecto do espaço com significado e valor afetivo para as pessoas, relacionando-se com a identidade e memória coletiva.
Território: Área delimitada e definida pelo controle exercido por um grupo sobre o espaço, muitas vezes relacionado ao poder político e à soberania【33†fonte】.
@bot_geo liste alguns outros dos termos e conceitos usados por milton santos e outros geógrafos. Dê a referência de que autor é cada um desses conceitos.
Aqui estão alguns outros termos e conceitos usados por Milton Santos e outros geógrafos, com suas respectivas referências:
Espaço como fator social: Milton Santos descreveu o espaço geográfico não apenas como um mero reflexo das atividades humanas, mas sim como um fator social em si, condicionando e sendo condicionado pelas estruturas sociais【39†fonte】.
Rugosidades: Milton Santos emprega o conceito de “rugosidades” para se referir às formas duráveis na superfície terrestre que são produzidas e transformadas pelas relações sociais e econômicas, fruto da acumulação de trabalho e capital【40†fonte】.
Mundialização: O conceito de mundialização é central na análise de Milton Santos e refere-se à poderosa tendência contemporânea de globalização que influencia a forma como os fenômenos geográficos são examinados【42†fonte】.