@ProfJoaoDaniel Me desculpo com antecendência pelo textão.
Na aula da semana passada tu disseste que a diferença entre o Socialismo Utópico e o Marxismo era que o Socialismo Utópico argumentava por uma transição gradual, enquanto o Marxismo pressupunha um projeto revolucionário. Porém, a minha interpretação lendo o livro “Karl Marx: Filosofia e Revolução” de Shlomo Avineri é um pouco distinta. No livro é realçado o fato de que sociedade socialista, a qual existiria antes do comunismo, manteria características da sociedade anterior, a capitalista. Também, o livro dá a entender uma aversão de Marx com a violência e o uso do terror, sendo um dos motivos para o seu conflito com Bakunin, o que sugere um distanciando do Marxismo com as revoluções russa e chinesa que vieram depois.
Abaixo eu botei alguns dos trechos do livro (em inglês) que se referem a esses pontos.
A minha pergunta é como seria esse projeto revolucionário de Marx e por que não seria gradual? Se o socialismo, que viria entre o capitalismo e o comunismo, teria características capitalistas, isso não implicaria uma gradualidade no processo?
Também, pode ser uma associação errônea, mas eu vejo revoluções como sendo quase sempre, senão sempre, violentas (Revolução Francesa, Revolução Americana, Revolução Farroupilha, etc.). Se Marx tinha uma aversão a violência e ao terror, isso não sugeriria que o Marxismo seria algo reformista no lugar de revolucionário, ainda mais com a ideia de que o socialismo manteria características do capitalismo antes de virar comunismo?
“the transition from capitalism to socialism will be an outcome of internal changes within capitalist society itself” (Avineri 2019, 170)
“What we have to deal with here is a communist society not as it has developed on its own foundations, but on the contrary, just as it emerges from capitalist society, which is thus in every respect, economically, morally, and intellectually, still stamped with the birthmarks of the old society from whose womb it emerges” (Avineri 2019, 170)
“violent practices would ultimately determine the nature of the revolution once it gained power: a movement based on terror, intimidation, and blackmail will ultimately produce a society based on these methods as well” (Avineri 2019, 164)
“Marx viewed with great concern the tendency of Bakunin and his Russian followers to use violence, personal terrorism, and assassination in their activities” (Avineri 2019, 164).
Avineri, Shlomo. 2019. Karl Marx : Philosophy and Revolution. Yale University Press.