O ChatGPT é confiável para o CACD?

Tenho visto alguns comentários em questões citando a resposta dada pelo ChatGPT, mas será que ele é confiável mesmo?
É claro que ele não substitui fontes oficiais e a bibliografia oficiosa…além disso, o CACD é um concurso super específico e nem sempre o que é cobrado, principalmente na primeira fase, condiz com outros concursos ou bibliografia.
O ChatGPT é uma IA eficaz, mas além de não estar isenta de erros, não foi treinada especificamente pro CACD. O que acham, vocês têm encontrado respostas confiáveis no ChatGPT pro concurso de diplomacia?

2 curtidas

Eu honestamente acho o ChatGPT ruim pra questões de primeira fase porque, muitas vezes, há uma dose complicada de interpretação de cabeça de examinador, digo, texto, que o CACDista vai aprendendo a dominar.

O Clipping tinha uma versão própria do ChatGPT que fornecia citações bibliográficas, não sei se isso ainda existe, mas acho que isso é o mínimo pra ser funcional.

Das vezes que experimentei, não recomendaria o uso dele. Não raro ele “alucina” respostas e, com o trabalho que você teria de conferir a veracidade dessas alucinações, seria tempo melhor aproveitado estudando direto das fontes, e manuais, sem intermediação dessa IA.

eu uso bastante o chat gpt-4o (o gpt 3 era bem menos útil) pra preencher lacunas nos meus documentos de revisão, pra deixar eles mais completinhos com detalhes que não valeriam a pena pesquisar manualmente. ele tem se tornado essencial pra isso, mas eu jamais o usaria como a fonte primeira de informações.

Pra coleta de informações simples, do tipo - “faltou definir como funciona uma cotton gin no meu documento…” a ferramenta me poupa um tempão que eu passaria fuçando na minha biblioteca ou no wikipedia, sabe, procurando o nome do primeiro navio a vapor, o nome do representante australiano em Cairns em 86, como funciona o processo Bessemer ou coisa assim.

1 curtida

Abaixo está a resposta que escrevi do ponto de vista de um professor do CACD, mas primeiro vou colocar o que o Chatgpt disse.

Sim, concordo que não sou 100% confiável. Embora eu me esforce para fornecer informações precisas e úteis, há casos em que posso cometer erros ou não ter as nuances necessárias para determinados tópicos avançados. É sempre uma boa ideia verificar informações de diversas fontes, especialmente para tarefas críticas ou exames como o CACD.

My answer
I love using ChatGPT and find it highly useful. Most of the time, it provides accurate information—about 95% of the time. However, the CACD exam in English requires a nuanced understanding and advanced grammar skills at a Master’s level, which ChatGPT sometimes lacks. While ChatGPT can handle most questions from the TPS exam accurately, there may be one or two instances where it errs. This makes it more similar to a human than a ‘supercomputer,’ as it can make mistakes.

Yesterday, I asked ChatGPT a question about the word ‘Nevertheless’ to see how it would explain its usage in a text. Its initial answer was incorrect, which I recognized because I have a high level of knowledge on the subject, as do other teachers in CLIPPING. An average teacher might have accepted ChatGPT’s answer, but I had to ask three more follow-up questions before ChatGPT realized the mistake and apologized.

So, while ChatGPT is great for most questions, it may not be 100% reliable and is not an expert in every field. This is particularly important for the CACD exam, where having an expert to guide you is essential for success.

I do recommend using ChatGPT to compare Phase 2 writing with the test criteria, as it can help identify areas for improvement in your scores and assist with appeals effectively.

6 curtidas

Claro que o chatgpt não é 100% confiável, ainda mais para um concurso histriônico como o CACD, que muitas vezes tem questões (e gabaritos!!) bem questionáveis. No entanto, pode comparar: as respostas do CHATGPT são na maioria dos casos bem melhores do que as do clipping. Então eu uso muito e tenho colocado algumas respostas nos comentários das questões, ainda que ele às vezes cometa erros, principalmente nas questões de gabaritos contestáveis… Ou seja, como qualquer ferramenta, tem que saber usar e ser crítico com suas respostas.

2 curtidas

Bom dia, alunos, como está indo esta fase de quase edital? :rocket:

Ficamos muito felizes ao ver discussões com tantos pontos e argumentos como esta, então passamos para falar um pouco sobre a ferramenta e para dar um pequeno aviso.

A Clipping AI é uma ferramenta confiável e poderosa para os estudos voltados para a carreira diplomática. Com sua capacidade de fornecer informações precisas e abrangentes sobre diversos temas globais, além de orientações linguísticas e culturais, ela se destaca como uma aliada essencial na preparação para os desafios que vão enfrentar nas provas e claro, no serviço diplomático. Nós alimentamos a ferramenta com um foco muito especifico para ajudar vocês neste momento de preparação.

E agora um pequeno lembrete/aviso! Vocês tem acesso gratuito a Clipping Ai ao serem assinantes do Clipping Plus, e para aqueles que são basic podem fazer um teste de 7 dias para experimentar a ferramenta e suas funcionalidades.

Não esqueçam que em caso de qualquer dúvida nossa equipe está aqui para ajudar, ok?

Abraços! :orange_heart:

3 curtidas