Estou no último ano do colégio e ano passado ( 2 ano do ensino médio) me identifiquei com o CACD, é uma carreira que engloba tudo que gosto, além é claro, do alto salário.
Entretanto, tenho uma série de dúvidas com relação a prova, o concurso. Estou bastante ciente da dificuldade em passar neste tão almejado concurso, mas pelo visto subestimei tal dificuldade! Vejo casos onde pessoas perderam a vaga por alguns décimo ou por puro azar.
Além disso, existe também meu grande dilema, qual curso devo seguir? Direito apresenta um universo de outros concursos também muito conceituados, enquanto RI é bem mais direcionado para o CACD
E em cima de tudo isso, não comecei a estudar pro concurso em si, pelo menos ainda não (o ENEM é meu foco agora)
Diante de tudo isso que vos fora apresentado, peço a vocês a ajuda! Por onde devo começar os meus estudos? Qual curso superior devo seguir? Me dêem dicas para a prova! Por favor!
Vocês que já tem experiência no estudo pro CACD, peço que me repassem dicas e informações que gostariam de saber quando mais novos.
Olá! Quando tinha a sua idade passei pelo mesmo dilema, pois meu sonho era ser diplomata (nunca teve nada com relação ao salário, pois, não se engane, ele é longe de ser o maior entre os concursos públicos, então se essa for a sua razão é melhor repensar o concurso que você gostaria de fazer).
A minha dica pra vc é de escolher o curso de formação acadêmica que você gosta mais, que acha que será mais feliz com a carreira depois de formado, pois para fazer o CACD vc só precisa de um diploma, não importa a área. Além disso, vc vai ter muito tempo para estudar com calma pro concurso, pelo que posso ver você já começou esses estudos estando aqui nesse curso.
O curso de RI não forma especificamente pro CACD, então pense se é uma carreira que você realmente gostaria de seguir depois de formado, veja como é o trabalho fora da carreira diplomática.
Eu, por exemplo, fiz comunicação e fui muito feliz na área. Hoje decidi voltar ao meu sonho inicial de dentar diplomacia, mas não me arrependo nem uma gota da trajetória que tive até aqui.
Foque no ENEM e na área que vc tem mais afinidade! CACD vem depois Espero ter ajudado hehehe
A colega @SarahB deu uma ótima reposta, sobretudo no que se refere ao curso superior. Escolha aquele que você acha que vai te fazer mais feliz. Imagino que deve ser muito difícil passar 4 ou 5 anos encarando a graduação apenas como algo instrumental, pensando no CACD.
O que você pode começar a fazer, despois do ENEM, é começar o estudo de idiomas estrangeiros. Aproveite o período da graduação para estudar inglês, francês e espanhol. As outras disciplinas, como História, Economia e Geografia, você estuda depois que se formar.
O salário não é tão bom, uma manicure de unha em gel na Finlândia (cerca de 4 mil euros) ganha mais que um diplomata servindo no Brasil (3800 euros). Se o foco é financeiro, talvez é melhor seguir uma carreira acadêmica (+7 mil euros o salário) ou pensar em outras possibilidades profissionais.
Basta analisar a quantidade de idiomas, leituras, tempo e dedicação… com todas as competências do CACD você tem muitas opções no mercado de trabalho.
Acho que você tem muita sorte em ter conseguido se identificar tão cedo com o concurso. Vou dar opiniões com base no que eu acho (fiz direito):
Como você não tem um curso específico que queira fazer, eu faria Direito. O curso em si é bem chato, mas te da muitas possibilidades caso eventualmente você desista do CACD. Tem concurso jurídico TODO ano, com várias vagas, várias áreas que exigem menos estudo (não são fáceis de passar, mas comparando com o CACD é menos difícil). Inclusive tem vários concursos jurídicos que ganham MUITO mais que o CACD, 2x 3x mais.
Como você já sabe que quer o CACD, eu começaria bem devagar desde o ínicio da faculdade estudando os temas (ex: 1h da semana estudar HB). A faculdade toma muito tempo e energia, então você não vai conseguir se dedicar com a mesma intensidade para ambos. Meu conselho é: foque na faculdade enquanto estiver nela, estude para o CACD mas lembre que ele não é sua prioridade principal.
Como os colegas falaram, se você tiver preferência por um curso que você GOSTE, faça ele. Eu fiz direito por todas as possibilidades e bla bla bla e odiei, não me arrependo de ter feito pqe hoje me possibilita fazer o CACD, se preciso faria de novo, mas é bem barra emocionalmente.
Por último, ressalto o que os colegas falaram sobre iniciar desde já os idiomas, principalmente inglês caso você não tenha domínio
Boa sorte na caminhada e não deixa a ansiedade te guiar
Gostaria de agradecer vocês por me responderem de maneira bem amistosa e receptiva! Vocês recomendam alguma mentoria ou algum cursinho ? ( como o CLIO )
Você pode tentar direcionar as coisas, mas leia: você é bem jovem. Quando somos jovens, não temos dimensão de todas as possibilidades da vida, principalmente quando se trata do acadêmico e profissional.
Um passinho de cada vez. Estude pro ENEM e se possível, imaginando que você conta com seus pais, demandaria bons cursos de línguas, as 3 principais pro CACD, que você poderá ir fazendo ao longo do tempo e consolidando o saber (isso vai ajudar bastante… principalmente francês).
Direito ajuda mesmo, mas como disseram, não é determinante. É um curso que vai te dar uma boa base, contudo e te acostumar a ler. Tendo bons professores de direito internacional, melhor. Creio que um outro curso que te prepara bem pro CACD (além de Relações Internacionais) é geografia, pelo aprofundamento na geopolítica.
Mas como eu disse, dê um passo de cada vez, converse com quem ama sobre e dê tudo de si no momento que está. Aprenda a aprender, estudar e ter constância – hábitos que serão úteis para tudo que você almeja.
Fora que em uma porção de postos o salário bate no teto, né - R$ 44.008,52 a partir de fevereiro/24, que somaria aí um anual de $US 100k, difícil reclamar deste aspecto da carreira.
Queria apenas reforçar o que foi dito por outros colegas:
1- Foque primeiro na sua graduação, muita coisa que você nem imaginava que poderia surgir para você na vida vai acabar acontecendo. A graduação vai te abrir possibilidades e o CACD aceita todos os cursos superiores. Se você é da área de humanas e gosta de direito ou RI, são excelentes escolhas para CACDistas, mas se preferir História, Letras, Geografia, todas essas vão contribuir muito para sua jornada no concurso. Tem aprovado que fez Cinema ou Medicina.
2- Aprofunde-se sobre o que é o trabalho do diplomata. Muita gente pensa apenas em representar o Brasil na ONU ou em ser embaixador. Assista as entrevistas, veja o trabalho de formiguinha que é feito, como funcionam as embaixadas, o que fazem os diplomatas quando estão no Brasil. Assim você tem uma ideia melhor se realmente quer esta carreira.
3- O salário é sim muito bom e alto. Existem outros salários maiores, é verdade, se você for juiz, promotor de justiça, presidente de estatal, auditor da receita, comandante das FFAA, vai ganhar mais como funcionário público no Brasil. Mas um salário inicial de R$20.000 não é para ninguém neste país reclamar, exceto quem é rentista (e não precisa do salário de qualquer maneira). Na carreira acadêmica brasileira não é salário maior no serviço público (e quem ganha mais o faz por conta de consultorias / prestação de serviços para fora); na carreira acadêmica internacional o salário de 7 mil euros por mês não existe na carreira inicial das ciências humanas, tem que ser um professor bem consolidado e líder de seu campo de estudos para ganha próximo a 100 euros por ano. Comparar com exemplos aleatórios fora do país é bobagem, uma vez que a conversão não leva em consideração os contextos locais: 3 mil euros para viver no Brasil te dá um poder de compra muito maior que 4 mil euros na Finlândia. Já vivi fora do país com rendimentos maiores que os que tenho no Brasil (fazendo a conversão) mas com um padrão de vida local menor, afinal o aluguel, o arroz, o café, a energia elétrica, tudo é muito mais caro. Em Londres, o aluguel de um quarto na região central da cidade é a partir de R$5000/mês, por exemplo.
O que realmente importa é você conseguir ter um trabalho que você goste que te permita viver uma vida agradável. Se você gosta do trabalho de diplomata, ele te permite uma vida boa. Decida seu caminho a partir disso.
Talvez para os formandos em humanas pode parecer que estou comentando algo fora da realidade kkkkk.
Paciência, é a minha perspectiva que considerando o tempo de dedicação e etc… a carreira não parece ser a melhor opção para quem está puramente pensando no financeiro. O exemplo estapafúrdio da manicure de unha em gel foi só algo aleatório que me deixou chocada hahah, mesmo nível de: existem mais fãs de taylor swift no Brasil ( fila virtual para os shows no Brasil com mais de 2 milhões de pessoas) que a população de girafas em todo continente africano ( 117.173).
Bom, notei que algumas pessoas rebateram meu comentário (não esperava que essa simples opinião poderia incitar esse tipo de debate kkk) e tomei um tempinho para esclarecer as linhas que escrevi.
Compreendo a importância que você atribui à carreira diplomática, especialmente em relação ao alto salário no contexto brasileiro. Entretanto, é vital considerar alguns aspectos antes de definir esse caminho como seu objetivo de vida. A dedicação necessária, tanto financeiramente com aulas e cursos, quanto temporalmente com anos de estudo, é significativa. Além disso, o caráter BASTANTE incerto das provas e a especificidade do CACD podem limitar a versatilidade das habilidades adquiridas, o edital não é tão dinâmico ao ponto de você conseguir um desempenho competitivo para outros concursos.
Você considera o fracasso como opção? E se você ficar 5, 6 até 9 anos prestando essa prova batendo na trave, na casa dos seus pais, com um diploma de curso superior empoeirado e sem experiência profissional?
Vale ressaltar que, em uma perspectiva global, o salário pode não ser tão expressivo. Trouxe o ponto de considerar a carreira acadêmica como alternativa, pois na minha opinião pelo menos você acumulará títulos ao longo da dedicação, mesmo não proporcionando um teto salarial imediato, oferecem outras oportunidades no mercado de trabalho.
Portanto, antes de se comprometer totalmente com a diplomacia, é crucial ponderar sobre esses riscos e explorar outras opções que possam se alinhar melhor aos seus objetivos e expectativas futuras.
Meu principal ponto é: estudar exclusivamente para o CACD é assumir um grande risco.
Ola , a minha dúvida é um pouco diferente , mas acho q vale a pena tentar. Amanha fecha o SISU e estou dentro das vagas tanto em Direito tanto em Relações Economicas Internacionais , ambos na UFMG . Porem, pensando em uma preparação para o CACD , gostaria de saber qual opção de graduação seria a melhor para mim. UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Graduação. UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Graduação. Esses links são os das grades curriculares dos respectivos cursos. Estou bem perdido sobre qual opção seguir e so estas são possiveis , devido a questão ficanceira . Peço do fundo do coração a ajuda de vocês para , desde a faculdade , começar uma boa preparação visando o Instituto Rio Branco e me tornar um de vocês . Forte abraço .
Oi, tudo bem? Tirei um tempinho pra dar uma olhada na malha curricular de ambos os cursos e cheguei as seguintes considerações:
No caso de Direito: é o curso com a maior porcentagem de aprovados no CACD, mas muitos falam que acabaram por se frustrar com o curso ao longo da graduação (no geral a maioria dos cursos acaba ofertando as cadeiras de direito internacional no fim da graduação apenas).
No caso de Relações Econômicas Internacionais: A grade curricular é bem útil e muita coisa pode ser aproveitada, vi que ofertam até TRI, porém lembre-se que ainda é economia. Você vai necessariamente mexer com assuntos econômicos ainda que dentro do campo das Relações Internacionais.
Minha sugestão é: pense bem antes de tomar essa decisão, no final das contas não existe um “curso certo” a única coisa que o edital pede é uma formação de nível superior! É importante que você goste e se interesse por aquilo que vai estudar durante a graduação até pra que o processo de estudar para o concurso torne-se mais leve.
Eu sinto que, independentemente das matérias que vc pegue, o saldo liquido pro concurso vai ser diminuto por conta da falta de uma sistematização que permitiria você operar as informações todas em contextos distintos.
Caso você esteja disposto a uma espécie de jornada dupla você pode começar a fazer seus cadernos e fichamentos antes da faculdade e, começando-a, usá-la como acessório do seu estudo pro CACD. Neste caso o ideal seria RI com as optativas em Direito Internacional, de maneira que você não precisaria cumprir exigências da grade do curso de direito.
Os cadernos mais importantes, para que você desenvolva uma visão do todo, pra servir de alicerce, seriam o de história do brasil, história mundial e política internacional - eu recomendo os do clipping mesmo, com o JD e o Tanguy.
Vale a pena fazer isso? sei lá, eu acho que não, coisa demais, estresse. Mas tem professores, aí, que fizeram doutorado antes dos 18 e antes dos 30 já davam aula na Sorbonne. Tem louco pra tudo.
A diferença é muito pequena em relação ao que vai cobrir o edital, e mesmo as disciplinas que tocam no edital o farão de uma maneira mais acadêmica e menos concurseira. Ambos os cursos vão te dar um ponto de partida bom nos temas que o CACD cobra, mas nenhum vai chegar perto de ser exaustivo.
Eu escolheria em função do que você gostaria que fosse seu plano B caso você, mais para a frente, resolva abrir mão do Itamaraty. Você preferiria trabalhar na área do Direito ou da Economia? Se você for para o Rio Branco, qual bagagem você preferiria ter como diplomata? A jurídica ou a econômica?
Qualquer que seja o curso que você opte por fazer, já inicie um estudo de qualidade das línguas estrangeiras que você irá adiantar muito o seu preparo.
É possível que você tenha se confundido por conta de minha mensagem,
Fora que em uma porção de postos o salário bate no teto, né - R$ 44.008,52 a partir de fevereiro/24, que somaria aí um anual de $US 100k, difícil reclamar deste aspecto da carreira.
Existe um cálculo que eu não conheço, mas provavelmente o custo de vida é o elemento que tem maior peso, cada posto acaba tendo um vencimento diferente.
edit1. Só pra clarificar, você não será pago em reais, mas em dólares, na conta do BB americana, o teto hoje daria um total de USD 8.8k.