Enunciado:
Em 29 de maio de 1913, estreou, na cidade de Paris, no Théâtre des Champs Elysées, o aguardado espetáculo de balé Le sacre du printemps (A sagração da primavera), que marcou para sempre a vida cultural do século XX, especialmente pela reação do público, que se dividiu, assim que os primeiros compassos foram ouvidos, entre aplausos entusiasmados de aprovação e gritos de protesto.
A respeito do espetáculo mencionado no texto precedente e do contexto político e social da época em questão, julgue (C ou E) os itens a seguir.
Texto do item:
A Sagração da primavera foi uma produção da companhia russa Ballets Russes, liderada pelo empresário russo Serguei Diaghilev e construída com a colaboração de grandes artistas, como Igor Stravinsky e Romola Nijinsky.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Item ERRADO!
A Sagração da Primavera foi, de fato, uma produção da companhia russa Ballets Russes, liderada pelo empresário Serguei Diaghilev. O espetáculo contou com a colaboração do compositor Igor Stravinsky e do coreógrafo Vaslav Nijinsky, que foi o responsável pelas inovadoras coreografias que chocaram o público na estreia em 1913.
No entanto, o item apresenta um erro ao mencionar Romola Nijinsky como uma das colaboradoras. Romola de Pulszky, que adotou o sobrenome Nijinsky após casar-se com Vaslav Nijinsky em 1913, não teve participação na criação ou na produção do balé A Sagração da Primavera. Ela não era artista associada ao Ballets Russes nem participou do espetáculo em questão. Sua relação com Vaslav ocorreu após a estreia da obra.
Portanto, ao afirmar que Romola Nijinsky colaborou na construção do espetáculo ao lado de Stravinsky, o item incorre em um equívoco factual. A colaboração artística relevante foi entre Diaghilev, Stravinsky e Vaslav Nijinsky.
Assim, com base nas informações corretas sobre os artistas envolvidos na produção de A Sagração da Primavera e considerando o erro presente na afirmativa, o item está ERRADO.
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.
Para quem quiser fazer recurso contra esta, que com certeza está errada, pode citar a ficha sobre a produção original de A Sagração da Primavera, publicada na Éduthèque Philarmonie de Paris: “Création: le 29 mai 1913 au Théâtre des Champs-Élysées à Paris, par les Ballets russes de Serge Diaghilev, sur une chorégraphie de Vaslav Nijinski, des décors et costumes de Nicolas Roerich et sous la direction de Pierre Monteux” (https://edutheque.philharmoniedeparis.fr/0743340-le-sacre-du-printemps-de-igor-stravinski.aspx?_lg=fr-FR). Observe que Romola sequer é citada na página em questão.
No momento da estreia de A Sagração da Primavera, Romola era uma mera espectadora, admiradora do “premier danseur” do Ballets Russes, Vaslav Nijinsky: "
also present at the Théâtre des Champs- Elysées on the night of 29 May 1913, was a starstruck young girl who couldn’t have cared less what was happening on stage or the fisticuffs breaking out among the audience – she only had eyes for her idol, Nijinsky. Romola de Pulszky was the daughter of a legendary Hungarian actress" (A very tragic obsession | lady.co.uk).
Na minha interpretação, a questão não diz que a Romola participou de Sagração, e sim que ela é parte dos grandes artista da companhia Ballets Russes.