🎯 Resultado da 1ª Fase do CACD 2025 já disponível!

Foi publicado hoje, no Diário Oficial da União, o tão aguardado resultado final da 1ª fase do CACD 2025. É um momento marcante para todos que participaram dessa etapa — seja para comemorar a aprovação ou para avaliar o desempenho e seguir evoluindo.

As notas de corte mostram o nível elevado de desempenho exigido este ano:

• Ampla concorrência: 186,5
  • Pessoas com deficiência: 174,5
  • Candidatos negros: 160,5

Conforme o ponto 4.2.1, neste ano, houve a convocação adicional de candidatas do gênero feminino: 35 da ampla concorrência, 5 das pessoas com deficiência e 35 candidatas negras, totalizando 75 candidatas.

Dessa forma, tivemos diferentes notas de corte diferentes para a convocação adicional de mulheres:

• Ampla concorrência mulheres: 181,5
  • Pessoas com deficiência mulheres: 164,0
  • Candidatas negras ou pardas mulheres: 153,0

:date: Próxima etapa: A segunda fase, com provas discursivas de Direito, Economia, Geografia, História do Brasil, Política Internacional, Português, Inglês e Espanhol/Francês, será realizada nos dias 23, 24, 30 e 31 de agosto. Confira o calendário completo abaixo:

• Língua Portuguesa:23 de agosto
  • História do Brasil: 23 de agosto
  • Geografia: 24 de agosto
  • Língua Inglesa: 24 de agosto
  • Política Internacional: 30 de agosto
  • Economia: 30 de agosto
  • Direito: 31 de agosto
  • Língua Espanhola ou Língua Francesa: 31 de agosto

Mas, Clipping, e a publicação dos gabaritos definitivos da 1ª fase? :eyes:

A banca já disponibilizou a consulta individual aos gabaritos oficiais definitivos da prova objetiva e ao caderno de prova. Acesse aqui!

As justificativas referentes à alteração ou anulação do gabarito oficial preliminar deverão ser disponibilizadas a partir da data provável de 20 de agosto de 2025.

Fiquem ligados! Assim que houver mais informações, divulgaremos por aqui.

:tada: Parabéns a todos os aprovados! Que esta conquista seja apenas o início de uma trajetória de sucesso na carreira.

Equipe Clipping :orange_heart:

Provinha danada, ein, a cada ano a briga só piora. Fiz uma pequena conta aqui pra auxiliar uma avaliação comparativa, dentro do sistema 73, isso seria equivalente a :

• Ampla concorrência: 56,8

• Pessoas com deficiência: 53

• Candidatos negros: 48,8

Parabéns a todos aprovados.

2 curtidas

Alguém sabe explicar por que só tem 112 aprovados na ampla concorrência? Eu tinha impressão de que seriam os 140 primeiros, conforme tabela do item 5.14 do edital:

Segue planilha de excel (feita por IA, passível de falhas, portanto) com a relação de candidatos contida no resultado publicado.

aprovados_concurso.csv (13,2,KB)

Não é por causa das cotas das mulheres para a segunda fase?

Gente, não sei se estou vendo errado, mas quantas alterações de gabarito ou anulações ao todo vocês viram? Porque foram cerca de 40% da prova com mudança de gabarito? Ou estou vendo errado? Fiquei chocada, Isso é normal? Pode o ocorrer isso em concurso público, é normal? prova muito mal feita. (Porque vi que ano passado foram só 10% de modificaçãode gabarito ou anulação no total); E mudaram o gabarito em questões que tenho certeza que o gabarito preliminar estava correto, como o item 175 que diz que BRICS é bloco econômico (que não é, por isso no gabarito preliminar estava como errada, mas mudaram o gabarito para certo… mas está muito errada), ou o item 180 que fala que o TPI é órgão da ONU, o que está errado (no gabarito preliminar estava como errado, mas mudaram o gabarito para certo, o que é um absurdo, já que está claramente errado)… alguém me avisa se eu estiver errada ou se eu nãosou a única que está chocada com a prova?….judicialmente, tem como fazer alguma ação?

Somando as 35 mulheres com 112 aprovados em ampla concorrência daria 147, mas o número total em ampla concorrência é 140, então talvez não seja das mulheres? Eu acha que a cotas das mulheres era separada? Estou errada?

1 curtida

Pois é, também fiquei com essa dúvida. Minha interpretação era que seriam selecionados os 140 primeiros candidatos e que haveria uma convocação adicional de +35 candidatas mulheres - ordenadas por nota a partir do 141º. Mais alguém entendeu dessa forma?

Colega, então, nos gabaritos definitivos no meu acesso individual eu contei 16 anuladas ao todo, de um total de 240. Isso dá uns 6% apenas.

Quanto às medidas judiciais para alteração de gabarito, isso é bem difícil de obter. O Judiciário não pode intervir no mérito administrativo da banca (que representa o poder Executivo). Ações deste tipo somente são acolhidas casa haja uma ilegalidade (questão cobrando conteúdo não previsto em edital, questão com duas respostas corretas em desacordo com edital, etc.). Na maior parte dos casos a discordância do gabarito cai em uma seara de interpretação - ou seja, interpretação da banca x nossa interpretação. Nesses casos o Judiciário não pode intervir e “escolher” uma interpretação “mais” correta, porque isso interfere no mérito da Administração Pública e violaria a separação de poderes.

Eu vou entrar com uma representação na CGU contra a banca, questionar a ambiguidade de questões em provas objetivas e gabaritos claramente incorretos, ver se eles melhoram para o ano que vem. Compilei uns gabaritos completamente absurdos

ECONOMIA
189

A relação entre dívida externa de curto prazo e reservas internacionais mede a capacidade de um país de liquidar sua dívida externa rapidamente.

213 Como resultado principalmente do Plano de Metas, no período de 1952 a 1961, entre os setores industriais, o de bens não duráveis recuou, ao passo que o de bens duráveis aumentou

PORTUGUÊS

28 Em “fui a Moscou e a outros lugares medonhos” (primeiro período), a dimensão semântica do adjetivo “medonhos”alcança, no texto, um sentido específico: o de causar medo

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/l14965.htm

Eu vou representar a banca no CGU e no TCU, não para alterar gabaritos, mas apontar incorreções, ambiguidades e outros problemas que prejudicam a avaliação objetiva das assertivas, ver se com isso eles melhoram na prova seguinte.

Olá, no gabarito oficial que consultei só houve duas mudanças de gabarito. Em uma questão de geografia sobre uniao europeia, e em uma questão de inglês sobre função sintática. Na prova de política internacional houve algumas anulações (sete no total), mas os itens que vc mencionou (BRICs e Tpi) permaneceram com o mesmo gabarito anterior (ambos dados como errados)