[Aula 5] Ciclo de Estudos

Uma das dúvidas mais comuns dos iniciantes (e talvez dos mais avançados também) é saber se estudam todas as matérias de uma vez ou apenas um grupo de matérias por vez. Além disso, se optar pelo o estudo em ciclos de matérias, novas dúvidas surgem: quais matérias escolher? quando acabar e começar um novo ciclo?

Após a montagem do planejamento de estudos (aula 3) e seu aperfeiçoamento (aula 4), nos dedicaremos a essa estratégia de preparação que tem grande utilidade.

Para iniciar nosso debate, me conte aqui se você estuda todas as matérias ou se estuda por ciclos, e como você montou seu ciclo de estudos, caso tenha feito essa opção. Bons estudos!

1 curtida

Depois de experimentar algumas metodologias, hoje sou fiel a uma miscelânea que faz sentido para mim.

Estudo:

História do Brasil

História Mundial (revisão, pois já concluí o edital via bibliografia do clipping, mas somente recentemente tive capital para um extensivo).

Economia

Política Internacional

Além dessas matérias, os Idiomas Inglês, Português e Espanhol.

Deste modo, as matérias de Direito, no qual sou formado, e Geografia foram deixadas para um 2º ciclo de estudos, conforme vou finalizando cada uma das matérias anteriores, sem esquecer de guardar espaços para revisão.

Em relação aos Ciclos de Matéria, depende muito. Tenho acesso a cursos extensivos em algumas matérias, e nestes casos vou seguindo as recomendações dos professores aula a aula. Para as matérias em que não pude contratar curso, sigo a bibliografia recomendada pelo clipping.

Honestamente, sinto que meu ritmo de estudo, apesar de bem pesado, é mais lento do que gostaria. Isso não se dá pela falta de horas de estudo, mas sim pela enorme quantidade de matérias e, talvez, por um certo preciosismo meu de fazer o mais bem feito possível.

Gosto da forma como me adaptei ao ritmo do concurso, mas a vagarosidade do processo me incomoda. Abraços!

1 curtida

Obrigado, meu caro! O ritmo é sempre mais lento do que a gente imagina mesmo. Costumamos criar muita expectativa antes de começar a preparação, embuídos daquele entusiasmo inicial, mas no dia a dia as coisas são diferentes, demoramos muito mais para estudar os assuntos do que imaginamos. Então considero que o seu caso seja normal, é só uma questão de alinhar as expectativas mesmo. Agora se estiver com uma lentidão excessiva, há algumas formas de deixar o avanço mais rápido, como colocar menos matérias no ciclo de estudo ou diminuir as camadas de estudos por tópico do edital (por exemplo, fazer só aula + exercícios ao invés de aula + leitura + exercícios + montar caderno etc.).

Abraço e bons estudos!

1 curtida