Passar no CACD é um objetivo claro para todos aqui, mas como fazer isso pode ser um tanto complexo. O grande volume de conteúdos e a dificuldade da prova exigem organização e um plano de ação pragmático, para não nos perdermos ao longo do caminho. Então me conte aqui como você tem se planejado para se tornar diplomata que eu vou lhe auxiliar nesse processo.
Boa tarde professor
Um pouco em cima da hora da aula, mas vamos lá.
Minha trajetória inicial foi de experimentação. Levei um tempo para me organizar, testando métodos, assistindo a vídeos/lives e seguindo trilhas, o que me levou a mudar de rota algumas vezes.
Desde fevereiro tenho tentado estabelecer uma rotina mais rígida e disciplinada, com horários e metas de estudo para cada assunto, sempre tomando o cuidado de não me frustrar. Particularmente gosto de rotina e disciplina, se fico muito solta, me perco facilmente.
O meu plano de ação atual está assim estruturado:
Rotina Fixa Diária:
Leitura e estudo do Clipping do dia (geralmente levo 40min, colocando leitura em voz alta no Microsoft Edge).
Assistir ao episódio do Petit Journal (geralmente no dia seguinte à live, também levo 40min ou até menos vendo acelerado).
Sessão de revisão do Anki de pelo menos 1 hora.
Faço o estudo de duas matérias ao dia pelo menos. Tento fazer línguas todo dia (meu ponto fraco).
Estou implementando agora um bloco fixo para resolução de exercícios (ainda não consegui fazer isso muito bem).
Carga Horária: Não tenho horários fixos de início e fim, mas mantenho uma média de 6h, às vezes chegando às 8 horas diárias. Acredito que essa carga está adequada para essa etapa do Extensivo (ainda estou na metade do edital).
- Maior Dificuldade : Meu principal desafio é com o planejamento de longo prazo e a gestão de expectativas. Acabo sempre julgando minha evolução muito lenta, e se coloco prazos, invariavelmente preciso estendê-los.
Ate mais tarde!
Opa, boa noite Pedro
!
Venho tentar contar, brevemente, sobre a minha preparação.
Comecei a estudar em maio, pegando este início para me ambientar com o universo que é o CACD. Procurei entender quais eram os cursos do mercado, as técnicas de estudo que os aprovados implementaram e, com base nisso, montei meu primeiro planejamento de estudos. Li a trilha do Clipping, vi depoimentos no YT e sai pertubando meio mundo atrás de dica de estudo.
Optei, no primeiro momento, a estudar por ciclos, fazendo um primeiro grande ciclo de português, HB, HM e os idiomas, em paralelo. No entanto, me arrependi um pouco dessa decisão, já que apesar de conciliar com o final da faculdade, estou tendo uma boa disponibilidade de tempo para estudar. No momento, estou terminando o que planejei para o primeiro ciclo e vou migrar para um estudo com todas as matérias ao mesmo tempo, já que vi que consigo estudar em torno de 5 - 6 horas líquidas por dia, visando chegar no próximo TPS tendo passado ao menos por um pouquinho de cada matéria. Além disso, quero já começar a treinar o formato das discursivas de idiomas, português e HB, já que tive um contato com a matéria, pensando justamente que são 2 fases do concurso.
Por essa razão, acredito que essa aula da mentoria caiu quase como uma luva hahaha já que estou justamente refazendo meu planejamento. Deixo, então, algumas perguntas abaixo para auxiliar neste processo
-
Como devo distribuir o tempo pelas matérias neste primeiro momento? Estudo todas igualmente ou dou maior atenção àquelas que tem maior peso na 1° fase?
-
Com qual periodicidade os simulados devem ser feitos? 1 vez ao mês? 2? Ou devem ser deixados para depois que já tiver um maior domínio do edital?
-
Qual deve ser a periodicidade de acompanhamento das atualidades? (geralmente escuto o xadrez verbal e dou uma olhada no clipping e nas notas do MRE, mas não sei se é suficiente…)
-
Como vocês faziam o seu planejamento de atividades da rotina, principalmente no curto-prazo? Digo, faziam-nas semanalmente, a cada duas semanas, mensalmente?
-
Qual método / plataforma / site / aplicativo vocês usavam para se planejar?
-
Qual deve ser a periodicidade das revisões?
No geral, acredito que seja isso, valeu demais!!
Oi, Raquel! Espero que tenha gostado da aula ontem e que ela tenha tirado algumas das suas dúvidas. Você está em um ótimo caminho, mas fiquei com algumas preocupações. Você está gastando 1h-1h:20 por dia com atualidades e 1h com conteúdos que você já viu (Anki), isso deixa você com pouco mais de 3h:30 por dia para ver conteúdo novo e fazer exercícios, em um dia de 6h de estudos, sendo que sua prioridade deve ser ter um primeiro contato com todos os conteúdos e com a prova (fazer exercícios objetivos de toda a matéria depois de ver cada conteúdo. Então pode estar aí a causa do seu lento avanço e da sua dificuldade de implementar a resolução de exercícios. Atualidades é uma parte de uma matéria (PI), com potenciais benefícios em outras, que ganha mais valor quando você estiver mais avançada e na fase de aprimorar seus materiais e seu conhecimento. P. ex., do que adianta você saber os mínimos detalhes do acordo entre Israel e Hamas se você não consolidou o básico do conflito israelo-palestino, as causas, os atores, os eventos históricos etc.? Pior, se você não sabe nem como a prova cobra isso, se de maneira mais detalhada ou mais geral, mais factual ou mais analítica… Não estou afirmando se é seu caso ou não, o que eu quero dizer é que atualidades são importantes, mas temos que dar uma atenção a ela proporcional ao nosso estágio da preparação, escolher nossa estratégia de estudo de maneira crítica, e refletir sempre se determinadas coisas fazem mais ou menos sentido de acordo com o nosso contexto.
Oi, Rafael! Acredito que falamos de muitos desses aspectos na aula de ontem e lembro de você ter perguntado lá algumas dessas coisas também. Sobre simulados, como eu disse, considero muito importante fazer questões desde o início após o primeiro contato com determinado conteúdo, mas os simulados completos, resolvendo uma prova anterior do início ao fim e simulando as condições de prova, ganham mais utilidade mais pra frente na preparação, ou quando você já tiver visto todo o conteúdo ou quando a prova bater a sua porta. Não precisa se preocupar com isso agora, falaremos mais sobre isso na respectiva aula do módulo 2. Sobre atualidades, leia a resposta imediatamente anterior a essa, que fiz para a Raquel. Sobre as revisões, depende da estratégia de estudos adotada, como eu disse em aula, elas podem já estar implícitas e não exigirem um planejamento específico. Rotina também falaremos mais na aula 7, mas para já responder sua pergunta 4, depende da frequência com que sua rotina nas outras partes da sua vida (trabalho, faculdade) mudam. Pode ser a cada mês, pode ser a cada ano. Qualquer dúvida que ainda tenho ficado pode me falar que estou à disposição.
Pois é professor. Geralmente coloco essas atualidades para ouvir enquanto organizo algo do meu dia a dia, talvez por isso não sinta tanto a quantidade que estou vendo/ouvindo. Vou tentar ver melhor isso, principalmente a parte do petit - que posso ouvir em um sábado quem sabe, durante alguma atividade.
Pedro, boa tarde!
A minha dedicação integral aos estudos começou no fim de janeiro deste ano, mas o processo até encontrar um ritmo consistente foi bem conturbado.
Durante o primeiro semestre, enfrentei obras em casa, questões familiares e muita dificuldade em entender o melhor método de estudo. Só depois de fazer o CACD de 2025 é que eu senti que realmente entrei no modo “concurseira”. Por isso, costumo considerar que meus estudos começaram, de fato, em agosto (ainda que eu tenha aproveitado o que fiz desde janeiro para revisar agora). De todo modo, ainda carrego algumas ansiedades sobre método e mecanismos de estudo e passo algumas horas da semana pesquisando e aprendendo sobre aprender rs.
Atualmente, estou estudando em blocos. O primeiro bloco inclui Economia, História do Brasil, História Mundial, Inglês e Espanhol, e estou prestes a introduzir Português. Tenho conseguido estudar entre seis e oito horas por dia, com alguma variação, porque divido a casa com a minha irmã (que trabalha e estuda o dia todo), então as tarefas domésticas acabam ficando comigo. Tento equilibrar o papel de cuidar da casa com o de manter uma rotina produtiva de estudos, o que às vezes torna o dia imprevisível.
Eu estudo 3/4 matérias por dia, 2h cada, mais ou menos. Estou considerando mudar para um modelo de uma matéria por dia, para aumentar foco e profundidade.
• Economia, Inglês e Espanhol: sigo o cronograma dos cursos extensivos que faço, o que já me dá uma estrutura clara do que estudar a cada dia.
• História do Brasil: assisto à aula, faço anotações e, assim que finalizo o tópico inteiro (por exemplo, o tópico 1 do edital completo), realizo as leituras indicadas na bibliografia (uso a plataforma Clipping para acessar as referências). Depois, complemento meu caderno com os pontos das leituras e das aulas.
• História Mundial: estou montando o caderno apenas com base nas aulas do curso extensivo, por enquanto.
• Revisões: uso o Anki para revisões espaçadas. Normalmente deixo acumular um pouco, pois ainda não tenho tantos cartões. Ainda não defini um “dia fixo de revisão”.
• Simulados: por enquanto, faço simulados apenas das matérias que já estudo, já que ainda não terminei o edital.
Dúvidas e pontos de ajuste
- História: sinto mais dificuldade em encaixar exercícios. Não sei o momento ideal para fazê-los e acabo optando por assistir a mais uma aula. Aqui, rola aquele “puts, o que vou fazer hoje?”
- Revisões: não sei se o Anki, como estou usando, é suficiente. Penso em definir um dia específico para revisões, semanal ou mensal, mas não tenho certeza de qual frequência seria mais eficiente.
- Ritmo e realismo: tenho a sensação de que demorarei demais para passar por todo o edital nesse plano de estudos atual, mas não tenho condições financeiras de introduzir mais matérias.
- Matérias diárias: acha pertinente a mudança para uma matéria por dia?
Obrigada desde já pela ajuda e por todo o acompanhamento.