[Aula 3] Como chegar lá: o plano de estudos inicial

Passar no CACD é um objetivo claro para todos aqui, mas como fazer isso pode ser um tanto complexo. O grande volume de conteúdos e a dificuldade da prova exigem organização e um plano de ação pragmático, para não nos perdermos ao longo do caminho. Então me conte aqui como você tem se planejado para se tornar diplomata que eu vou lhe auxiliar nesse processo.

3 curtidas

Boa tarde professor

Um pouco em cima da hora da aula, mas vamos lá. :upside_down_face:

Minha trajetória inicial foi de experimentação. Levei um tempo para me organizar, testando métodos, assistindo a vídeos/lives e seguindo trilhas, o que me levou a mudar de rota algumas vezes.

Desde fevereiro tenho tentado estabelecer uma rotina mais rígida e disciplinada, com horários e metas de estudo para cada assunto, sempre tomando o cuidado de não me frustrar. Particularmente gosto de rotina e disciplina, se fico muito solta, me perco facilmente.

O meu plano de ação atual está assim estruturado:

Rotina Fixa Diária:

Leitura e estudo do Clipping do dia (geralmente levo 40min, colocando leitura em voz alta no Microsoft Edge).

Assistir ao episódio do Petit Journal (geralmente no dia seguinte à live, também levo 40min ou até menos vendo acelerado).

Sessão de revisão do Anki de pelo menos 1 hora.

Faço o estudo de duas matérias ao dia pelo menos. Tento fazer línguas todo dia (meu ponto fraco).

Estou implementando agora um bloco fixo para resolução de exercícios (ainda não consegui fazer isso muito bem).

Carga Horária: Não tenho horários fixos de início e fim, mas mantenho uma média de 6h, às vezes chegando às 8 horas diárias. Acredito que essa carga está adequada para essa etapa do Extensivo (ainda estou na metade do edital).

  • Maior Dificuldade : Meu principal desafio é com o planejamento de longo prazo e a gestão de expectativas. Acabo sempre julgando minha evolução muito lenta, e se coloco prazos, invariavelmente preciso estendê-los.

Ate mais tarde!

1 curtida

Opa, boa noite Pedro!

Venho tentar contar, brevemente, sobre a minha preparação.

Comecei a estudar em maio, pegando este início para me ambientar com o universo que é o CACD. Procurei entender quais eram os cursos do mercado, as técnicas de estudo que os aprovados implementaram e, com base nisso, montei meu primeiro planejamento de estudos. Li a trilha do Clipping, vi depoimentos no YT e sai pertubando meio mundo atrás de dica de estudo.

Optei, no primeiro momento, a estudar por ciclos, fazendo um primeiro grande ciclo de português, HB, HM e os idiomas, em paralelo. No entanto, me arrependi um pouco dessa decisão, já que apesar de conciliar com o final da faculdade, estou tendo uma boa disponibilidade de tempo para estudar. No momento, estou terminando o que planejei para o primeiro ciclo e vou migrar para um estudo com todas as matérias ao mesmo tempo, já que vi que consigo estudar em torno de 5 - 6 horas líquidas por dia, visando chegar no próximo TPS tendo passado ao menos por um pouquinho de cada matéria. Além disso, quero já começar a treinar o formato das discursivas de idiomas, português e HB, já que tive um contato com a matéria, pensando justamente que são 2 fases do concurso.

Por essa razão, acredito que essa aula da mentoria caiu quase como uma luva hahaha já que estou justamente refazendo meu planejamento. Deixo, então, algumas perguntas abaixo para auxiliar neste processo :slight_smile:

  1. Como devo distribuir o tempo pelas matérias neste primeiro momento? Estudo todas igualmente ou dou maior atenção àquelas que tem maior peso na 1° fase?

  2. Com qual periodicidade os simulados devem ser feitos? 1 vez ao mês? 2? Ou devem ser deixados para depois que já tiver um maior domínio do edital?

  3. Qual deve ser a periodicidade de acompanhamento das atualidades? (geralmente escuto o xadrez verbal e dou uma olhada no clipping e nas notas do MRE, mas não sei se é suficiente…)

  4. Como vocês faziam o seu planejamento de atividades da rotina, principalmente no curto-prazo? Digo, faziam-nas semanalmente, a cada duas semanas, mensalmente?

  5. Qual método / plataforma / site / aplicativo vocês usavam para se planejar?

  6. Qual deve ser a periodicidade das revisões?

No geral, acredito que seja isso, valeu demais!!

1 curtida

Oi, Raquel! Espero que tenha gostado da aula ontem e que ela tenha tirado algumas das suas dúvidas. Você está em um ótimo caminho, mas fiquei com algumas preocupações. Você está gastando 1h-1h:20 por dia com atualidades e 1h com conteúdos que você já viu (Anki), isso deixa você com pouco mais de 3h:30 por dia para ver conteúdo novo e fazer exercícios, em um dia de 6h de estudos, sendo que sua prioridade deve ser ter um primeiro contato com todos os conteúdos e com a prova (fazer exercícios objetivos de toda a matéria depois de ver cada conteúdo. Então pode estar aí a causa do seu lento avanço e da sua dificuldade de implementar a resolução de exercícios. Atualidades é uma parte de uma matéria (PI), com potenciais benefícios em outras, que ganha mais valor quando você estiver mais avançada e na fase de aprimorar seus materiais e seu conhecimento. P. ex., do que adianta você saber os mínimos detalhes do acordo entre Israel e Hamas se você não consolidou o básico do conflito israelo-palestino, as causas, os atores, os eventos históricos etc.? Pior, se você não sabe nem como a prova cobra isso, se de maneira mais detalhada ou mais geral, mais factual ou mais analítica… Não estou afirmando se é seu caso ou não, o que eu quero dizer é que atualidades são importantes, mas temos que dar uma atenção a ela proporcional ao nosso estágio da preparação, escolher nossa estratégia de estudo de maneira crítica, e refletir sempre se determinadas coisas fazem mais ou menos sentido de acordo com o nosso contexto.

1 curtida

Oi, Rafael! Acredito que falamos de muitos desses aspectos na aula de ontem e lembro de você ter perguntado lá algumas dessas coisas também. Sobre simulados, como eu disse, considero muito importante fazer questões desde o início após o primeiro contato com determinado conteúdo, mas os simulados completos, resolvendo uma prova anterior do início ao fim e simulando as condições de prova, ganham mais utilidade mais pra frente na preparação, ou quando você já tiver visto todo o conteúdo ou quando a prova bater a sua porta. Não precisa se preocupar com isso agora, falaremos mais sobre isso na respectiva aula do módulo 2. Sobre atualidades, leia a resposta imediatamente anterior a essa, que fiz para a Raquel. Sobre as revisões, depende da estratégia de estudos adotada, como eu disse em aula, elas podem já estar implícitas e não exigirem um planejamento específico. Rotina também falaremos mais na aula 7, mas para já responder sua pergunta 4, depende da frequência com que sua rotina nas outras partes da sua vida (trabalho, faculdade) mudam. Pode ser a cada mês, pode ser a cada ano. Qualquer dúvida que ainda tenho ficado pode me falar que estou à disposição.

Pois é professor. Geralmente coloco essas atualidades para ouvir enquanto organizo algo do meu dia a dia, talvez por isso não sinta tanto a quantidade que estou vendo/ouvindo. Vou tentar ver melhor isso, principalmente a parte do petit - que posso ouvir em um sábado quem sabe, durante alguma atividade.

1 curtida

Pedro, boa tarde!

A minha dedicação integral aos estudos começou no fim de janeiro deste ano, mas o processo até encontrar um ritmo consistente foi bem conturbado.

Durante o primeiro semestre, enfrentei obras em casa, questões familiares e muita dificuldade em entender o melhor método de estudo. Só depois de fazer o CACD de 2025 é que eu senti que realmente entrei no modo “concurseira”. Por isso, costumo considerar que meus estudos começaram, de fato, em agosto (ainda que eu tenha aproveitado o que fiz desde janeiro para revisar agora). De todo modo, ainda carrego algumas ansiedades sobre método e mecanismos de estudo e passo algumas horas da semana pesquisando e aprendendo sobre aprender rs.

Atualmente, estou estudando em blocos. O primeiro bloco inclui Economia, História do Brasil, História Mundial, Inglês e Espanhol, e estou prestes a introduzir Português. Tenho conseguido estudar entre seis e oito horas por dia, com alguma variação, porque divido a casa com a minha irmã (que trabalha e estuda o dia todo), então as tarefas domésticas acabam ficando comigo. Tento equilibrar o papel de cuidar da casa com o de manter uma rotina produtiva de estudos, o que às vezes torna o dia imprevisível.

Eu estudo 3/4 matérias por dia, 2h cada, mais ou menos. Estou considerando mudar para um modelo de uma matéria por dia, para aumentar foco e profundidade.

• Economia, Inglês e Espanhol: sigo o cronograma dos cursos extensivos que faço, o que já me dá uma estrutura clara do que estudar a cada dia.
• História do Brasil: assisto à aula, faço anotações e, assim que finalizo o tópico inteiro (por exemplo, o tópico 1 do edital completo), realizo as leituras indicadas na bibliografia (uso a plataforma Clipping para acessar as referências). Depois, complemento meu caderno com os pontos das leituras e das aulas.
• História Mundial: estou montando o caderno apenas com base nas aulas do curso extensivo, por enquanto.
• Revisões: uso o Anki para revisões espaçadas. Normalmente deixo acumular um pouco, pois ainda não tenho tantos cartões. Ainda não defini um “dia fixo de revisão”.
• Simulados: por enquanto, faço simulados apenas das matérias que já estudo, já que ainda não terminei o edital.

Dúvidas e pontos de ajuste

  1. História: sinto mais dificuldade em encaixar exercícios. Não sei o momento ideal para fazê-los e acabo optando por assistir a mais uma aula. Aqui, rola aquele “puts, o que vou fazer hoje?”
  2. Revisões: não sei se o Anki, como estou usando, é suficiente. Penso em definir um dia específico para revisões, semanal ou mensal, mas não tenho certeza de qual frequência seria mais eficiente.
  3. Ritmo e realismo: tenho a sensação de que demorarei demais para passar por todo o edital nesse plano de estudos atual, mas não tenho condições financeiras de introduzir mais matérias.
  4. Matérias diárias: acha pertinente a mudança para uma matéria por dia?

Obrigada desde já pela ajuda e por todo o acompanhamento.

Oi, Milena. Obrigado por nos contar sobre sua preparação com tantos detalhes! Deu pra perceber que você realmente parou para refletir sobre ela e tomou decisões coerentes. Sobre suas perguntas:

  1. Como eu disse em aula, é importante fazer exercícios logo após o primeiro contato com a matéria, para já ir conhecendo melhor a prova. Então depois que assistir a aula de determinado tópico do Edital, já vai lá na plataforma de questões do Clipping e filtra as questões desse tópico e já resolve. Depois você passa para a próxima aula, organiza o caderno etc.
  2. Na aula 3 também falamos um pouco e vamos ter uma aula só disso no módulo 2, mas revisões não deve ser sua prioridade no momento. O conteúdo é muito grande e o tempo por dia é limitado, se você for fazer revisões “como dizem as cartilhas” vai chegar um momento que você vai só revisar e não estará nem perto de concluir o conteúdo ainda. Assista às aulas, faça as questões, mantenha seus materiais organizados, e depois você se preocupa com isso.
  3. Essa pergunta está muito relacionada à anterior e à definição da estratégia que falamos em aula. Não estou dizendo que é o seu caso, mas se você for assistir à aula, fazer os exercícios, fazer as leituras recomendadas, montar seu material, fazer flashcards tudo de uma vez, antes de passar para o próximo tópico do conteúdo, você vai demorar 1 mês em cada mesmo e o avanço será muito lento. Eu prefiro uma estratégia que você vê o conteúdo todo mais rápido uma primeira vez (p. ex., só aula ou só leituras), já fazendo exercícios, e depois você volta complementando as aulas (que precisarem!) com leituras e organizando os cadernos, usando recursos de memorização (como flashcards) só para de fato o que for necessário. Assim você vai conseguir girar eu ciclo atual mais rápido e já começar o próximo. Outra coisa é que se o recurso mais escasso no momento for o dinheiro, e não o tempo, você já pode começar algumas das outras matérias por meio das leituras indicadas, sem gastar nada a mais.
  4. Eu não gosto de estudar uma matéria por dia. Gosto de ficar alternando as matérias e os métodos ao longo do dia para ficar mais dinâmico o estudo e render mais. Mas é uma questão de preferência, faça o teste e veja o que você gostou mais. Conheço muita gente que preferiu focar em uma matéria só por dia também e que deu certo.
1 curtida

Pedro, muito obrigada pela resposta!

A única dúvida que ainda persiste é sobre o ponto 3. Sei que esse tema será tratado com mais calma depois, mas como já estou aplicando o método no dia a dia, queria confirmar se entendi corretamente para não criar vícios de estudo logo no início. Pelo que entendi, a ideia é terminar, por exemplo, toda a parte de Microeconomia antes de voltar para revisar, em vez de fazer flashcards e revisar cada subtópico (oferta, demanda, concorrência perfeita) separadamente. Ou seja, concluir o tópico 1 inteiro e só depois revisar os subtópicos. É isso?

Se for esse o caso, é o modelo que tenho seguido em História: faço as leituras e revisões apenas depois de terminar todas as aulas do tópico. Já em Economia, confesso que tenho mais dificuldade de aplicar esse formato. É uma matéria mais desafiadora para mim, e sinto que esqueço rápido o que acabei de ver. Nesse cenário, fico em dúvida sobre como seguir sem inserir pequenas revisões no meio do caminho.

De toda forma, gostaria apenas de confirmar se essa interpretação está correta, para que eu possa incluí-la no plano de estudos. Obrigada desde já!

1 curtida

Boa tarde, professor.

Muito obrigado por ouvir nossas trajetórias e planejamentos de estudo.

Compartilho aqui minha experiência, pois talvez ela tenha pontos em comum com outros colegas (e, espero alegremente, futuros companheiros de trabalho!) aqui.

Minha trajetória começa com os anos, desde a escola, em que gostaria de ser diplamata. Meus estudos plenos para o concurso começaram em janeiro de 2022, e fui pego de surpresa pelo exame mais cedo, em março, logo em meus primeiros ciclos de estudo (Línguas, Geo e HB). Nesse primeiro TPS e na segunda fase, fui aprovado, mas não passei na terceira. No ano seguinte, 2023, não passei no TPS por pouco; o mesmo se repetiu, com uma diferença um pouco maior (!), em 2024 e, novamente, em 2025. Troquei muito de métodos de estudo no decorrer desses anos, assim como de cursos. Sinto que isso resultou num acúmulo de diferentes gargalos nos meu conteúdo e nós, que venho tentando desatar no decorrer dos anos.

No período 2024-2025, estava num ciclo focado em Inglês e Economia, minhas maiores preocupações na prova anterior. Tive melhoras concretas nas duas, mas, por outro lado, mnha nota em PI e Direito caiu criticamente. Assim, depois de uma pausa após o concurso, volto a estudar focado principalmente nessas duas matérias.

Meus estudos são cronometrados via Clockify e uso o bom e velho Focus Friend para manter sequências de 1h ou de 1h30 (conforme esteja me sentindo mais ou menos produtivo no momento), seguidas de intervalos de 15 min. No total, costumo estudar entre 6-8h líquidas, conforme o meu trabalho permita (trabalho de casa como planejador de viagens). Sempre busco fazer resumos físicos. Nunca me dei bem com o Anki, tentei várias vezes me familiarizar e nunca deu certo comigo.

A estrutura de estudos do meu dia conta com 1h inicial dedicada a atualidades via Clipping e o MRE. Além de ler, mantenho um bloco físico de atualidades no qual anoto, não só as atualidades, mas também revisões de temas que considero pertinentes às notícias. Mantenho 2h de estudo, uma para inglês e outra para espanhol, de modo a não perder a prática dos idiomas. De resto, passo uma metade do dia (a manhã) estudando PI e a outra (a tarde) estudando direito. Primeiro eu estudo um tema que esteja no edital, lendo o conteúdo e produzindo um resumo, depois faço exercícios do TPS a respeito e, só então, vejo respostas de discursivas sobre eles.

Minhas dúvidas: (1) Estou revisando coisas demais ao mesmo tempo? (Me sinto tão longe do ideal franciscano, “faça poucas coisas, mas as faça bem” kkkkk); (2) No sentido contrário, seria melhor estudar mais matérias juntas, ao invés de dedicarme principalmente a essas duas?; (3) Deveria estar fazendo exercícios antes, e não apenas após, o estudo de cada tema?; (4) Recomendaria fazer mais revisões do conteúdo já estudado?; (5) Como posso tornar minah produção de resumos mais mnemônica, além do uso do Anki?

Agradeço imensamente a atenção e ajuda

1 curtida

Oi, Milena. Acredito que já tenha respondido a sua dúvida em aula, mas vou tentar detalhar um pouco mais. Quando eu disse “tópico do conteúdo”, não necessariamente seria Microeconomia inteira, pode ser subtópicos sim, até porque Economia tem apenas 4 grandes tópicos e muito conteúdo em cada um, então de fato não seria produtivo fechar tópicos tão grandes antes de partir para próxima etapa de estudos. A forma que eu organizei os “tópicos” é aquela que está no modelo do Notion que eu forneci para vocês; lá, Microeconomia está dividida em Demanda, Oferta, Tipos de Bens, Externalidades e Tipos de Mercados, p. ex., se não me engano. Mas você pode dividir sim o conteúdo do Edital de outras formas que fizer mais sentido pra você, sem problema algum. A única coisa que eu fortemente recomendo é, seja qual for a forma que você dividir os tópicos do conteúdo, não aplicar tantos métodos de estudos de uma vez só, pois assim você irá avançar muito lentamente e não se beneficiará do espaçamento temporal entre um método de estudos e outro.

1 curtida

Fala, Thiago! Confesso que me perdi um pouco na sua explicação, e isso pode ser um sintoma (espero que não!) de que talvez você também possa estar um pouco perdido. Para tentar nos situar, é bom lembrar o que a prova exige de nós: conteúdo, técnica de prova, e inteligência emocional. Você precisa identificar o que você mais precisa melhorar, sem descuidar do resto, para determinar a sua estratégia. Se você já tem material de revisão de todo o Edital, de forma bem organizada de acordo com os tópicos de conteúdo previstos no Edital, você já está em uma fase mais avançada onde o objetivo deve ser identificar os pontos fracos e trabalhar neles. Para ser mais pragmático, eu recomendo fazer as últimas 5 provas do CACD (pode contar a de 2025 já como feita) e, além de identificar quais disciplinas você tem pior desempenho, identifique também qual tópico do conteúdo, dentro dessas disciplinas, você precisa melhorar. Após, investigue se seus erros são porque você não tem o conteúdo no material, porque você tem mas não lembrou na hora, ou porque interpretou mal o item. Respectivamente, para cada tópico do conteúdo, você precisará fazer aprofundamentos no material, aplicar um recurso de memorização mais eficiente sobre o material ou melhorar sua técnica de prova (teremos aula disso no começo do Módulo 2). E, claro, tudo isso pode ser prejudicado na hora da prova pelo psicológico/emocional, que nós mentores conseguimos ajudar apenas marginalmente.

Para lhe ajudar nesse diagnóstico por questões, me manda um e-mail (cacdismo@gmail.com) que eu vou lhe adiantar uma planilha de acompanhamento de erros. Nos itens que você errou você preenche conforme a coluna “Tipo de Erro” na tabelinha “Estatísticas” que tem mais para o lado direito de cada planilha/matéria; aí ela te dará um diagnóstico tanto dentro da disciplina, quanto geral, na aba resumo. Vamos trabalhar melhor essa planilha em aula também.

Bons estudos e vai nos atualizando sobre sua preparação!

Boa noite, Pedro. Sou Marcos e me inscrevi no clipping no curso extensivo completo agora pouco (por meio de sua resposta no Instagram quando te perguntei o fato de ter 37 anos e nunca ter estudado para o CACD ser ou não impedimento), mas por enquanto vi as aulas apenas da mentoria para chegar apto na aula 04 e assistir ao vivo (amanhã pretendo começar meus estudos de fato na plataforma).

Por enquanto coloquei como objetivo apenas, o que disse, videoaula, exercícios e bibliografia (no caso de não atingir os 80%).

Não tenho ideia do que é FlashCards que falaram, do que se trata?

Mas a minha maior dúvida é assistindo as aulas, já devo escrever o resumo e formando o caderno de estudos? Como formamos nosso caderno de estudos?

Por enquanto consigo estudar uma média de 4 ou 5 horas ao dia, mas confesso que estou com grande receio pela complexidade do CACD, mas tenho muita vontade de aprender nem que seja devagar.

Segunda e Terça consigo estudar somente a noite das 19 até 23 horas, quarta até sábado duas horas de manhã e três horas a noite (totalizando 5 horas diárias), nos dias de maior possibilidade de estudo coloquei línguas (português, espanhol e inglês) como prioridade.

Já estudei para concursos anteriores (sou empregado da Caixa Federal há 13 anos), mas o CACD é totalmente diferente.

Atenciosamente

Marcos Floriano

1 curtida

Oi, Marcos. Bom demais encontrá-lo por aqui também! Então, pode começar assim (aulas, exercícios e leitura) e depois você vai ajustando e melhorando conforme for avançando na preparação. Será um excelente começo, tenho certeza.

No CACD, diferentemente de outros concursos, o conteúdo é muito extenso e as matérias não são tão objetivas (como legislações, raciocínio lógico, informática etc.), então você vai precisar ver o mesmo conteúdo algumas vezes, por fontes diferentes, até chegar ao nível exigido pela prova. Por isso, é muito importante manter cadernos digitais, organizados conforme os tópicos do Edital, para consolidar todas as informações das diferentes fontes que você estudar sobre determinado assunto. Assim você melhorará seu processo de aprendizagem, ao processar as informações que você for estudando em um material próprio, e ao mesmo tempo ter um material de revisão para os estudos intensivos que antecedem a prova. Fica a seu critério já começar a fazer esses cadernos logo no início ou deixar para organizar as anotações de aula e os fichamentos de leituras mais para frente, cada opção tem seus prós e contras, como eu disse em aula.

Sobre os flashcards, são excelentes ferramentas de memorização para você fazer revisões. O programa mais usado para isso é o Anki, caso você queria dar uma pesquisada, mas vamos ter uma aula só sobre flashcards no módulo 2. Mas no início pode focar apenas nas aulas e nos exercícios mesmo, e depois em tempo oportuno explicaremos em aula como você pode ir adicionando este e outros recursos na sua preparação.

Por fim, sobre a rotina, é muito difícil logo de cara já estudar todas as horas que tivermos no dia, então não se martirize se não conseguir fazer suas 4 ou 5 horas diárias logo de cara, mesmo você já tendo experiência. Uma opção é fazer um período de transição, começando com menos horas e depois ir aumentando gradualmente.

Enfim, falaremos de tudo isso em detalhes nas próximas aulas. Bons estudos!