Bom dia, gente!
Ultimamente notei que eu estava um pouco ansioso demais em relação ao meu ritmo, com alguns episódios de insônia inclusive.
Eu me baseio completamente na lógica de Ciclos daqui do Clipping, e normalmente consigo estudar 1 por semana sem maiores problemas - em média, já que de vez em quando aparece algum Ciclo bem menor e outros gigantescos, como alguns de geografia.
Bom, estou estudando de fato desde dezembro de 23 e até agora só consegui terminar 12% (26 de 218, excluindo da conta os Ciclos de espanhol, inglês e francês). Minha meta era chegar na prova de 2025 já com alguma competitividade, ao menos no TPS, mas sinto que nesse ritmo é quase impossível, e não sei se consigo aumentá-lo em meio a produção de TCC.
Minha preocupação é sabotagem? Qual seria o ritmo “esperado” para o término de cada Ciclo? Como é a experiência de vocês?
Oi, João! Tudo certo? Estudei bem no início da preparação com o auxílio dos ciclos, então não lembro tão bem o tempo que levei (já passaram um par de anos…), mas me recordo de ter feito 1 ciclo em 2 semanas, quando estava me dedicando integralmente aos estudos. Em cada semana, estudava metade das matérias. Por exemplo, na semana 1, via o ciclo 1 de geografia, História do Brasil, direito interno e política internacional 1. Na semana 2, via o ciclo 1 de economia, direito internacional, política internacional 1 e História Mundial. (Comecei vendo economia geral, depois parti para Economia brasileira e internacional). Nem sempre dava para cumprir certinho o esquema, mas senti que o avanço estava legal. Uma coisa que me deu um grande salto de produtividade foi fazer alguns extensivos de disciplinas que o estudo fluía mais lento e as leituras eram mais dispersas.