Um assunto muito discutido entre os CACDistas é a bibliografia básica de cada disciplina. Gostaria de falar da bibliografia extra, daquela que é o seu algo a mais em uma determinada matéria.
Para os CACDistas mais avançados, que estão já há algumas temporadas nessa jornada / chegam nas etapas discursivas: o que vocês leram “a mais” que acharam muito importante na preparação de vocês? O que acharam que seria relevante mas acreditam que podiam ter evitado pois o investimento de tempo foi maior que o retorno?
Para os CACDistas iniciantes, como vocês lidam com a atual ausência de uma bibliografia sugerida e como estão montando a base de leituras / a lista de livros e artigos extras?
Depende do que vc chama de avançado. Eu sinto que a partir de um certo ponto da preparação naturalmente vc se orienta por leituras pontuais de artigos para aprofundamento em alguns temas (sobretudo em PI e em HB). Esse leitura passa a ser feita para cobrir lacunas e fazer te fazer ganhar mais densidade em alguns tópicos obscuros que costumam pintar na terceira fase e que manuais e obras mais gerais como o Boris Fausto não cobre tanto.
Mas a base de leituras iniciante e avançado tem na biblio do Clipping (Plano de Estudos).
Tem bastante coisa no Plano de Estudos do Clipping que é bem avançado. Não consigo ler tudo, mas sempre tento pegar no mínimo uma ou 2 avançadas priorizando a ordem que está na plataforma em “leituras complementares”
Acho que o “avançado”, como Milos colocou, é algo um pouco subjetivo, pro CACD eu acho que o mais avançado que as pessoas vão é a bibliografia complementar que o Diplocat apontou. Textos verdadeiramente avançados, salvo uma ou outra exceção, são dispensáveis.
Ninguém vai ler um livro de 800 páginas que atualiza historiograficamente a batalha de guadalcanal porque descobriram que os registros usados pra publicação do livro original tinham sido forjados pra limpar a barra da marinha americana.
quer dizer, história mundial nem cai na terceira fase, mas mesmo pra história do brasil, não tem muita utilidade pra prova você ter esse nível de detalhamento da batalha do riachuelo ou itororó.
@BrunoGuimaraes acho que você não tem de se importar tanto com o “algo a mais”. Nas provas discursivas, o importante mesmo é fazer o básico bem feito. Responder o que o comando da questão pede de forma bem direta e objetiva. Esse é o caso sobretudo das provas de história e de economia.
Outra coisa é o foco em leitura. Quando chega nas fases finais, você tem pouco tempo e muita coisa para fazer. O ideal, para estudar esse “algo a mais”, é fazer bons cursos intensivos de discursivas. Bons professores estudam a banca, as novas obras lançadas no último ano e as atualidades de suas respectivas aulas. Ao fazer as questões e assistir as aulas, você consegue conteúdos mais “avançados”.