É melhor ler a bibliografia antes ou depois das aulas?

Essa é uma pergunta que eu me fazia, quando ainda estava montando meus cadernos. Hoje, vejo que é uma dúvida geral de muitos que estão começando a estudar. Como muitos dos temas relacionados ao estudo para concursos, não acho que haja uma resposta correta, mas várias abordagens que podem ou não se encaixar na sua rotina. O ideal é testar e ver o que é melhor para você.

No meu caso, achava melhor assistir as aulas e, depois, ler a bibliografia indicada (inclusive, a bibliografia do Clipping me ajudou muito nisso). Em tese, o trabalho do professor e ler tudo, separar o que é mais importante e compartilhar de uma forma mais didática. Dessa forma, depois de assistir a aula, eu tinha uma noção mais clara daquilo que era mais importante, por exemplo, na economia da Era Vargas. Assim, conseguia aproveitar melhor a leitura da bibliografia.

Com o conhecimento da aula, conseguia identificar quais trechos da bibliografia era mais relevantes e deveriam ser fichado. No início, é muito difícil saber o que é importante e a gente acaba grifando quase tudo. Depois da aula, isso fica mais claro. Eu tentava complementar com informações da bibliografia aquilo que o professor tinha passado na aula. Fichava detalhes adicionais, informações paralelas. Assim, meus cadernos ficaram bem completos, porque misturava no mesmo texto as anotações das aulas com os fichamentos da bibliografias.

Eu chamo “fichamento” os trechos da bibliografia que eu grifava, enquanto lia, e que depois passava para os meus cadernos, usando minhas próprias palavras.

9 curtidas

Eu tento me contextualizar (não leio sobre o conteúdo completo) sobre o assunto antes da aula, depois vou para aula e volto para uma leitura mais especifica sobre o assunto.

3 curtidas

Excelente estratégia, Jéssica. Acho que é por ai mesmo