Enunciado:
A respeito da cooperação entre países e regiões para a criação de laços econômicos, políticos e culturais que contribuam para o desenvolvimento das nações, julgue os itens subsecutivos.
Texto do item:
Ainda que não tenha aderido formalmente à Iniciativa Cinturão e Rota, o Brasil vê sinergias entre essa iniciativa e as principais estratégias de desenvolvimento do Brasil, notadamente o Novo Programa de Aceleração do Crescimento, a Nova Indústria Brasil, o Plano de Transformação Ecológica e o Programa Rotas da Integração Sul-Americana, que buscam beneficiar a integração logística e de infraestrutura por meio de investimentos na América do Sul.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Gabarito sugerido: C
A afirmativa está CERTA. O Brasil, de fato, não aderiu formalmente à Iniciativa Cinturão e Rota (Belt and Road Initiative - BRI) da China, mas reconhece sinergias entre a BRI e seus próprios programas de desenvolvimento, como o Novo PAC, a Nova Indústria Brasil, o Plano de Transformação Ecológica e o Programa Rotas da Integração Sul-Americana. Essas iniciativas brasileiras buscam impulsionar a integração logística e de infraestrutura, especialmente na América do Sul, e há reconhecimento público de que investimentos chineses e a cooperação com a BRI podem ser complementares a esses objetivos. Isso é confirmado por declarações de autoridades brasileiras e por análises de política externa (ver, por exemplo, https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/noticias-do-itamaraty/2023/09/brasil-e-china-discutem-sinergias-entre-iniciativas-de-desenvolvimento e https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/04/14/brasil-ve-sinergias-com-a-nova-rota-da-seda-mas-nao-aderiu-a-iniciativa.ghtml).
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.