Questão 11 item 2 - (Política Internacional - 1a Fase - CACD 2024). A chamada Rota da Ilha das Guianas, que inclui a G

Enunciado:

Em 30 de maio de 2023, a convite do presidente do Brasil, os líderes dos países sul-americanos reuniram-se em Brasília. O principal tema discutido durante o encontro foi a retomada da agenda de integração regional. O projeto Rotas de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano, desenhado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, visa responder à demanda apresentada pelos mandatários durante o encontro.

Considerando o projeto mencionado e a integração do Brasil com os países sul-americanos, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Texto do item:

A chamada Rota da Ilha das Guianas, que inclui a Guiana, a Guiana Francesa, o Suriname e a Venezuela, além dos estados brasileiros do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, tem como uma de suas principais vias de interconexão a estrada Transguianense, que liga Caiena, na Guiana Francesa, com Paramaribo, no Suriname, e com Georgetown, na Guiana.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Item errado.

A afirmação apresenta imprecisões sobre a infraestrutura de transporte na região das Guianas e a existência da "Rota da Ilha das Guianas". Primeiramente, o termo "Ilha das Guianas" não é adequado, pois as Guianas—compostas pela Guiana Francesa, Suriname e Guiana—não formam uma ilha, mas uma região continental no norte da América do Sul. Portanto, a denominação "Rota da Ilha das Guianas" não é correta.

Em relação à estrada Transguianense, não existe uma via terrestre contínua e pavimentada que ligue diretamente Caiena (na Guiana Francesa), Paramaribo (no Suriname) e Georgetown (na Guiana). A conexão entre esses países é limitada devido a obstáculos naturais, como rios sem pontes e trechos de floresta densa. Por exemplo, não há ponte sobre o rio Maroni, que separa a Guiana Francesa do Suriname, nem uma ligação viária direta entre o Suriname e a Guiana devido ao rio Courantyne. A infraestrutura existente é fragmentada, e a travessia entre esses países geralmente depende de balsas ou barcos.

Adicionalmente, embora existam esforços e projetos de integração regional que visam melhorar a conectividade entre esses países e os estados brasileiros do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, ainda não se concretizou uma estrada como a descrita na afirmação. Portanto, a estrada Transguianense, tal como mencionada, não é uma das principais vias de interconexão nessa região.

Assim, devido à ausência de uma infraestrutura viária que corresponda à descrição fornecida e às imprecisões no termo utilizado, conclui-se que a afirmação é errada.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.