Enunciado:
A dívida externa de um país é um indicador importante que expressa as relações econômicas dele com credores estrangeiros. O Fundo Monetário Internacional (FMI), em seu papel de monitorar a liquidez e a solvência externa do sistema financeiro global e zelar por sua estabilidade, utiliza alguns indicadores para avaliar uma possível necessidade de fornecer assistência financeira ou mesmo de recomendar políticas.
Em relação aos indicadores de liquidez e de solvência externa, julgue os itens que se seguem.
Texto do item:
Quanto maior for a relação entre a dívida externa e o produto interno bruto de um país, maior será seu risco de inadimplência.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Gabarito sugerido: C
A afirmativa está CERTA. A relação entre a dívida externa e o produto interno bruto (PIB) é um dos principais indicadores de solvência externa de um país. Quanto maior essa relação, maior é o peso da dívida em relação à capacidade produtiva da economia, o que pode indicar maior dificuldade para gerar os recursos necessários ao pagamento dos compromissos externos. Isso eleva o risco de inadimplência, pois um país com dívida externa elevada em proporção ao PIB pode ter mais dificuldades para honrar seus pagamentos, especialmente em situações de choques externos ou queda nas exportações. Essa análise é corroborada pelos manuais do FMI e pela bibliografia de Economia Internacional, que destacam a importância desse indicador para avaliar o risco de crédito soberano.
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.