Enunciado:
A dívida externa de um país é um indicador importante que expressa as relações econômicas dele com credores estrangeiros. O Fundo Monetário Internacional (FMI), em seu papel de monitorar a liquidez e a solvência externa do sistema financeiro global e zelar por sua estabilidade, utiliza alguns indicadores para avaliar uma possível necessidade de fornecer assistência financeira ou mesmo de recomendar políticas.
Em relação aos indicadores de liquidez e de solvência externa, julgue os itens que se seguem.
Texto do item:
Quanto mais baixa a proporção na relação entre dívida externa e exportações, maior a vulnerabilidade do país, pois a flutuação na receita de exportação indica dificuldades em cumprir as obrigações da dívida pública.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Gabarito sugerido: E
A afirmativa está ERRADA. Quanto mais baixa a proporção entre dívida externa e exportações, menor é a vulnerabilidade do país, pois isso indica que o país tem uma dívida externa pequena em relação à sua capacidade de gerar receitas com exportações. Ou seja, o país tem mais facilidade para cumprir suas obrigações externas, pois precisa comprometer uma parcela menor de suas receitas de exportação para pagar a dívida. Por outro lado, quanto maior essa proporção, maior a vulnerabilidade, pois uma parcela maior das receitas de exportação está comprometida com o pagamento da dívida, aumentando o risco de dificuldades em honrar os compromissos externos. Essa relação é utilizada por organismos como o FMI para avaliar a solvência externa dos países. (Fonte: Manual do Candidato de Economia; FMI – External Debt Statistics: Guide for Compilers and Users).
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.