Enunciado:
A política monetária não convencional tem sido utilizada por países em contextos econômicos desafiadores. O Federal Reserve (FED), o Banco Central Europeu, o Banco da Inglaterra e o Banco Central do Brasil já a utilizaram no enfrentamento de crises financeiras.
A partir do texto apresentado, julgue os itens a seguir.
Texto do item:
Voltada a influenciar as expectativas de mercado em momentos de instabilidade, a Orientação Futura (FG — Forward Guidance) é uma estratégia de comunicação e uma ferramenta de política monetária não convencional pela qual o banco central fornece informações acerca de suas intenções em relação à política monetária.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Gabarito sugerido: C
A afirmativa está CERTA. A Orientação Futura (Forward Guidance, FG) é, de fato, uma estratégia de comunicação e uma ferramenta de política monetária não convencional. Ela consiste na divulgação, pelo banco central, de informações sobre suas intenções futuras em relação à política monetária, como o rumo esperado das taxas de juros ou outras medidas, com o objetivo de influenciar as expectativas dos agentes econômicos e, assim, afetar decisões de consumo, investimento e formação de preços, especialmente em momentos de instabilidade ou quando os instrumentos tradicionais (como a taxa de juros) já estão próximos de seus limites. Essa prática foi amplamente utilizada por bancos centrais como o Federal Reserve, o Banco Central Europeu e o Banco da Inglaterra após a crise financeira de 2008. Fonte: Manual do Candidato de Economia; Mishkin, F. S. (2016). “The Economics of Money, Banking and Financial Markets”.
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.