(CACD 2025) item 26 - (Língua Portuguesa). Na oração “e quando me trataram dela” (terceiro pe

Enunciado:

Cannes – 31 de maio – 1952

Em abril de 1952, embarquei numa aventura singular: fui a Moscou e a outros lugares medonhos, além da Cortina de Ferro, expostos ao vigor de uma civilização cristã e ocidental.
Nunca imaginei que algo assim pudesse acontecer a um homem sedentário, acostumado a ônibus e à rotina.
Absurdamente viajei — e o movimento era indispensável.
Faltavam-me recursos, mas minha experiência dizia que não me deixariam sair do Brasil.
Disse isso com franqueza, mas não estava disposto a tentar: abandonei a toca ainda vivo.
Recusei, pois o convite era uma divagação insensata.
Tudo aquilo era impossível.
Mas as circunstâncias me forçaram a agir, apesar das dificuldades.
Vi-me cercado por malas, papéis, filhos, sapatos, e subi nos sapatos dos meus filhos para continuar.
Após caminhar sobre terras distantes, resolvi não odiar os aparelhos — apesar de sua presença hostil.
Em Porto Alegre, viajei de automóvel.
Tenho horror a casas desconhecidas.
Falo mal duas línguas estrangeiras.
Decidi não viajar, mas me vi num método não convencional, amarrado, obediente ao letreiro da cabine.

A respeito do texto precedente e de seus aspectos linguísticos e literários, julgue os itens a seguir.

Texto do item:

Na oração “e quando me trataram dela” (terceiro período), o verbo tratar é empregado como transitivo indireto no sentido denotativo de debelar (indisposição, fobia).

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: E
No trecho “e quando me trataram dela”, o verbo tratar está empregado no sentido de “curar, medicar alguém de algo”. Nessa acepção, ele exige dois complementos: um objeto direto (me) e um objeto indireto introduzido pela preposição de (dela). Portanto, o verbo é bitransitivo (transitivo direto e indireto), e não apenas transitivo indireto, como afirma o item. Assim, a proposição está errada.

Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.