Enunciado:
No que se refere à formação da Alemanha e da Itália, julgue os itens a seguir.
Texto do item:
Há uma diferença fundamental entre o nacionalismo e o movimento para a criação de um Estado-nação, que se expressou, por exemplo, na Alemanha, onde muitos daqueles que se viam como alemães não consideravam esse sentimento ligado à construção de um Estado.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Gabarito sugerido: C
Nos territórios germânicos do século XIX desenvolveu-se um nacionalismo sobretudo cultural (Kulturnation): falava-se da comunidade de língua, história e costumes alemães, sem que isso implicasse, de imediato, a defesa de um Estado único. Intelectuais românticos e parte da população se sentiam “alemães” mesmo vivendo em principados autônomos e aceitando a lealdade política a seus príncipes ou ao Império austríaco. Assim, havia nítida distinção entre o sentimento nacional e o projeto político de erigir um Estado-nação, diferença que só começou a ser superada com as revoluções de 1848 e, depois, com a unificação conduzida pela Prússia. Portanto, a afirmativa está correta ao indicar essa dissociação entre nacionalismo e construção estatal na Alemanha.
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.
Eu acho muito complicado falar em nacionalismo apartado de projeto político de construção de estado nação, neste contexto.
Só se fosse um sentido lato, vulgar de nacionalismo - como a própria IA fez, de chamar a mera noção de identidade cultural ou nacional de “nacionalismo”.
“Nacionalismo” nessa época era uma coisa muito específica
1 curtida
CORRETO. Como exemplo fundamental está a região do Sul da atual Alemanha (Baden, Hesse-Darmstadt, Wurttemberg e Baviera), que resistiu ao processo de Unificação Alemã até a Guerra Franco-Prussiana.