Pessoal, vocês têm dicas sobre como iniciar os estudos (em quais disciplinas focar mais, quais erros não cometer, etc)? Nas minhas pesquisas tenho muita informação, e ao mesmo tempo em que isso é bom, também é um pouco assustador.
Muito obrigada desde já!
Bem vinda, Victoria.
Cada candidato acaba formulando uma estratégia particular pra sua situação, é difícil generalizar sem saber sua disponibilidade de tempo e nível de francês, espanhol e inglês. Minha dica seria sugerir que você faça um TPS do IADES, avaliar seu desempenho, discriminando matéria por matéria, e usar essa prova como bússola.
Estes dois tópicos podem oferecer ajuda:
Caso tempo não seja um problema, acho que a maneira ótima de iniciar os estudos seria com o extensivo completo do clipping, mas é importante ter em mente, desde o início, que a grande barreira da terceira fase é espanhol e francês.
É nessa prova que se verifica a maior variação, é nela que é possível ganhar a maior vantagem em relação aos outros candidatos.
E, assim, a gente tem que ser humilde, eu fiz parte da minha formação lá, tenho C1 em francês, mesmo assim reprovei por erros em 2023. Acho que é isso. (edit 1) AH, sim, faça exercícios na plataforma do clipping desde o início, viu a Inglaterra no XVII → já responde sobre a rev. gloriosa, os whigs e tal, o TPS infelizmente é essa primeira barreira meio burra que a gente precisa superar.
Oi Augusto, obrigada pelas boas vindas.
Sou fluente em espanhol e inglês, mas creio que terei que dar uma lapidada para o nível do concurso, já que o meu nível me atende no ambiente corporativo. Sobre o francês, comecei os estudos esse ano mas ainda tenho um nível bem inicial. Anotei sua dica do TPS, não tinha pensado nisso. Estou sondando alguns extensivos, mas queria entender melhor como todos eles funcionam antes de me comprometer com algum, principalmente porque o investimento de tempo/dinheiro é alto.
Vou também dar uma olhada nos outros artigos.
Tinha pensado em começar os exercícios bem depois de ter uma boa base teórica, mas já vou mudar essa estratégia para não perder vantagem haha.
Obrigada pelas dicas e comentários. Te vejo no Itamaraty.
Oi, Victoria!
Sou outro CACDista de primeira viagem por aqui. Estou prestes a iniciar os meus estudos e decidi seguir com pequenas adaptações uma recomendação do clipping que recebi recentemente, que é a de dividir os estudos em 2 Sprints:
O próprio cliping explica os critérios da sugestão, com base na evolução cronológica de assuntos e quantidade de leituras, e achei bem válido. Espero que ajude!