Questão 10 item 2 - (Português - 1a Fase - CACD 2024). A proposição básica do autor é apontar a alienação

Enunciado:

O bife e o vinho compartilham a mitologia sanguínea. É o coração da carne, é qualquer um que a consuma assimilá-la à força do touro. Obviamente, o prestígio do bife deve-se ao seu estado de semicrueza: nele o sangue é simultaneamente visível, denso, compacto e suscetível de ser cortado; imagina-se logo a ambrosia antiga sob a forma de uma matéria pesada que diminui entre os dentes, de modo a fazer com que o signo do mesmo tempo a força de origem e a sua plasticidade se expandiram no próprio sangue do homem.

E assim como o vinho se transforma, para um bom número de intelectuais, em substância mediúnica que os conduzem à força original da natureza, o mesmo modo do bife é para eles um alimento de redenção, graças ao qual tornam o seu cerebralismo mais prosaico e conjuram, pelo sangue e a polpa mole, a secura estéril de que são acusados.

Tal como o vinho, na França, o bife é um elemento básico, mais nacionalizado do que socializado, estando presente em todos os cenários da vida alimentar: participa de todos os ritmos, desde o confortável refeição burguesa ao lanche boêmio do celibatário; é uma alimentação simultaneamente rápida e densa, que realiza a mais perfeita união entre a economia e a eficácia, a mitologia e a plasticidade do seu consumo. Além disso, é um produto eminentemente francês (é certo que se encontra circunscrito, hoje em dia, pela invasão das steaks americanos). Sendo nacional, dependendo da cotação dos valores patrióticos: revigora-os em tempo de guerra, sendo a própria carne do combatente francês, o bem inalienável que só pode passsar-se para o inimigo à traição. Associado geralmente às batatas fritas, o bife transmite-lhes o seu renome: elas são nostálgicas e patrióticas como o bife.

Roland Barthes. O bife com batatas fritas. In: Mitologias. São Paulo: 2010, p. 79-80 (com adaptações).

Ainda em relação ao texto VI, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Texto do item:

A proposição básica do autor é apontar a alienação do povo, por meio da denúncia da propagação de mensagens fantasiosas na mídia.

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Resposta:

A afirmativa é ERRADA.

No texto apresentado, Roland Barthes analisa a carga mitológica e simbólica associada ao bife e ao vinho na cultura francesa. Ele explora como esses alimentos não são apenas produtos consumidos no cotidiano, mas também portadores de significados profundos ligados à força, vitalidade, nacionalismo e identidade cultural francesa.

Barthes destaca que o bife, especialmente em seu estado semicru, simboliza o sangue, a potência e a ligação direta com a natureza. Da mesma forma, o vinho é visto como uma "substância mediúnica" que conecta os intelectuais à "força original da natureza". Ambos os alimentos são apresentados como elementos que transcendem o mero aspecto nutritivo, incorporando mitos e valores que reforçam a identidade nacional.

Em nenhum momento do texto Barthes denuncia a "propagação de mensagens fantasiosas na mídia" nem aponta para a "alienação do povo" por meio dessas mensagens. Seu objetivo não é criticar a mídia ou revelar um processo de alienação popular. Pelo contrário, ele realiza uma análise semiótica dos alimentos, mostrando como práticas cotidianas carregam significados culturais profundos e mitológicos que muitas vezes passam despercebidos.

Barthes busca revelar as camadas simbólicas presentes nos elementos comuns da vida cotidiana, evidenciando como eles participam na construção e manutenção de mitos sociais. Esse trabalho é característico de sua obra "Mitologias", na qual ele decifra os signos culturais para expor as ideologias subjacentes.

Portanto, a proposição básica do autor não é denunciar a alienação do povo através de mensagens fantasiosas na mídia, mas sim analisar e interpretar os significados mitológicos impregnados em elementos cotidianos da cultura francesa, como o bife com batatas fritas, e como esses elementos reforçam valores nacionalistas e identitários.


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