Questão 19 item 3 - (Política Internacional - 1a Fase - CACD 2024). Embora a Agenda 2030, adotada em 2015 no âmbito da

Enunciado:

Considerando a prioridade conferida pelo governo brasileiro às iniciativas de proteção e promoção dos direitos humanos e de direitos sociais junto aos organismos internacionais, julgue (C ou E) os próximos itens.

Texto do item:

Embora a Agenda 2030, adotada em 2015 no âmbito das Nações Unidas, tenha estabelecido 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Brasil assumiu recentemente também, de forma voluntária, um 18.º ODS inédito, por meio do qual o país se compromete a eliminar o racismo e a discriminação étnico-racial, em todas as suas formas, contra os povos indígenas e afrodescendentes.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Item ERRADO.

A afirmação está incorreta. A Agenda 2030, adotada em 2015 pelas Nações Unidas, estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) universais, que são aplicáveis a todos os Estados-membros e visam abordar os desafios globais relacionados com a pobreza, a desigualdade, o clima, a degradação ambiental, a prosperidade, a paz e a justiça.

Não existe um 18.º ODS oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas ou assumido individualmente pelo Brasil. Embora o Brasil tenha priorizado a promoção dos direitos humanos e o combate ao racismo e à discriminação étnico-racial, esses compromissos estão inseridos nos ODS já existentes, especialmente no ODS 10 (Redução das Desigualdades) e no ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

Ademais, quaisquer iniciativas nacionais que reforcem compromissos específicos, como a eliminação do racismo e da discriminação contra povos indígenas e afrodescendentes, são implementadas no âmbito dos 17 ODS acordados internacionalmente. O Brasil, como outros países, pode estabelecer metas e indicadores adicionais em sua estratégia nacional para atingir os ODS, mas isso não configura a criação de um novo objetivo ou "18.º ODS" oficial.

Portanto, a afirmação de que o Brasil assumiu recentemente um 18.º ODS inédito é incorreta.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.

O item é passível de anulação, pois o adjetivo “inédito” prejudica a análise objetiva do item. A iniciativa de adoção de um ODS18 não é inédito: “A criação de um novo ODS, ainda que de modo voluntário e restrito a um determinado governo, não foi iniciativa inédita. Na Índia, foi criado um ODS 18 sobre o empoderamento local e o desenvolvimento rural, na Costa Rica, ODS 18 sobre a felicidade e o bem-estar das pessoas” (Martins e Souza, 2023) - https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/ods18