Questão 5 item 4 - (Português - 1a Fase - CACD 2024). Aspectos antitéticos dos seres humanos são explora

Enunciado:

Assim como aquela senhora hopi que conversava com a pedra, sua irmã, tem um monte de gente que fala com montanhas. No Equador, na Colômbia, em algumas dessas regiões dos Andes, você encontra lugares onde as montanhas formam casais. Tem mãe, pai, filho, tem uma família de montanhas que troce afeto, faz trocas. E as pessoas que vivem nesses vales fazem festas para essas montanhas, dão comida, dão presentes, ganham presentes das montanhas. (…)

O tipo de humanidade zumbi que estamos sendo convocados a integrar não tolera tanto prazer, tanta fruição de vida. (…)

O Rio Doce, que nós, os Krenak, chamamos de Watu, nosso avô, é uma pessoa, não um recurso, como dizem os economistas. (…)

A conclusão ou compreensão de que estamos vivendo uma era que pode ser identificada como Antropoceno deveria soar como um alarme nas nossas cabeças. (…)

Ailton Krenak. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

Em relação a aspectos linguísticos e estilísticos do texto IV, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Texto do item:

Aspectos antitéticos dos seres humanos são explorados na passagem do primeiro parágrafo, em que prevalece o uso da prosopopeia, ao segundo parágrafo, que remete ao Antropoceno.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Item Certo!

No primeiro parágrafo do texto de Ailton Krenak, há a exploração de aspectos antitéticos dos seres humanos por meio do uso da prosopopeia. A prosopopeia é uma figura de linguagem que atribui características humanas a seres inanimados ou entidades abstratas.

No trecho citado:

"Assim como aquela senhora hopi que conversava com a pedra, sua irmã, tem um monte de gente que fala com montanhas. No Equador, na Colômbia, em algumas dessas regiões dos Andes, você encontra lugares onde as montanhas formam casais. Tem mãe, pai, filho, tem uma família de montanhas que troce afeto, faz trocas. E as pessoas que vivem nesses vales fazem festas para essas montanhas, dão comida, dão presentes, ganham presentes das montanhas."

Percebe-se claramente a personificação de elementos da natureza: pedras, montanhas e rios são tratados como seres com os quais é possível interagir, trocar afeto e presentes. As montanhas formam casais, têm relações familiares e participam da vida cotidiana das pessoas. Isso é um exemplo de prosopopeia, pois atribui ações e sentimentos humanos a elementos inanimados.

Os aspectos antitéticos referem-se ao contraste entre duas visões de mundo:

  1. Visão ancestral e integradora: Representada no primeiro parágrafo pela relação harmoniosa entre as comunidades indígenas e a natureza, onde há respeito e reciprocidade. A natureza é vista como um ente vivo e participante da comunidade humana.

  2. Visão moderna e exploradora: No segundo parágrafo, há referência ao Antropoceno e à "humanidade zumbi":

    "O tipo de humanidade zumbi que estamos sendo convocados a integrar não tolera tanto prazer, tanta fruição de vida."

    Aqui, Krenak contrapõe a visão consumista e desumanizadora da sociedade moderna, que se distancia da natureza e valoriza o progresso a qualquer custo, resultando em uma era marcada pelo impacto negativo do homem no planeta (Antropoceno).

Portanto, o autor explora aspectos antitéticos ao colocar em contraste a conexão profunda e respeitosa com a natureza das culturas indígenas (primeiro parágrafo) e a desconexão e insensibilidade da sociedade contemporânea (segundo parágrafo). A prosopopeia reforça essa dualidade ao humanizar a natureza, enfatizando a diferença entre as duas perspectivas humanas sobre o mundo.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.