Enunciado:
O problema mais visível da economia brasileira, na segunda metade do século XX, era a inflação, que, mesmo nos anos de fraco desempenho do PIB (1981/1983), não cedia. Já em 1980, a inflação havia superado os 100%, e os esforços realizados nos primeiros anos da década (1981 e 1982) apenas a haviam reduzido marginalmente.
F. Giambiagi et al. Economia brasileira contemporânea 1945-2010 – 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2011, p. 101 (com adaptações).
A respeito do período de hiperinflação dos anos 1980 e dos correspondentes planos de combate à inflação, julgue (C ou E) os seguintes itens.
Texto do item:
O chamado conflito distributivo se incluía entre as hipóteses levantadas para explicar a continuidade da inflação como o resultado de uma tentativa constante de apropriação de uma fatia maior da renda por cada grupo de interesse — por exemplo, trabalhadores buscavam aumentos de salários, enquanto empresários buscavam reajustar os preços de seus produtos.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .