Recomendação bibliográfica sobre feminismo, participação das mulheres na PEB etc

Pessoal, como vocês estão se preparando para esse tema? Não há recomendação aqui no Clipping sobre esse tema, pelo menos não encontrei ainda, quero dizer, não encontrei na famosa bibliografia oficiosa. Vocês sugerem alguma referência que poderia aparecer nas provas do CACD? Por enquanto, minha estratégia tem sido partir da última prova para buscar referências na Wikipédia. Mas a bibliografia pode ficar muito extensa. Alguma recomendação?

Oi, Adriano. Tudo certo?
No livro do Jackson e Sorensen (Introduction to International Relations) tem um capítulo intitulado “Post-positivist Approaches: Post-structuralism, Postcolonialism, Feminism”. Lá dá pra ter uma noção legal sobre as perspectivas feministas nas relações internacionais (e é a indicação utilizada pela apostila do Clipping). Quanto à participação das mulheres na PEB, tem o livro “Diplomatas” da FUNAG e o “Mulheres Diplomatas no Itamaraty” da mesma editora. Recomendo ler sobre a Maria José de Castro Rebello Mendes e as reformas institucionais no Itamaraty (Reforma Mello Franco e a Reforma Oswaldo Aranha).
Para saber as iniciativas brasileiras na área, você pode acompanhar as notas oficiais e dar uma olhada no site do MRE em temas como “Alta Representante para Temas de Gênero”, “Declaração sobre a Política Externa Feminista da América Latina e do Caribe” e “Mulheres, paz e segurança”. O livro “Plano Nacional de Ação sobre Mulheres, Paz e Segurança” da FUNAG tem um capítulo sobre o histórico do engajamento brasileiro com a agenda de gênero.
Se quiser saber algo mais institucional, tem o artigo da Gabrielly do Amparo “A diplomacia não tem rosto de mulher: o Itamaraty e a desigualdade de gênero”.
Espero ter ajudado :slight_smile:

4 curtidas

ow, tais, excelente! Muito obrigado, ajudou demais. Pois eh, tenho um pouco de vergonha por não conhecer tanto sobre esse aspecto da história do Brasil. Mas, enquanto se está vivo, há sempre oportunidades de mudar a situação, não é mesmo? Talvez uma das causas também pode ter sido o fato muitos livros de história terem sido escritos em grande parte por homens até este momento. Mas o quadro já começou a mudar. Essa iniciativa do Itamaraty de começar a cobrar nas provas pode ajudar um pouco na correção de rumos sobre a compreensão de nossa história. Esse movimento de recuperação do passado é central! Obrigado mais vez!

1 curtida

Por nada! Acho que esse tema ainda é bem enigmático para muita gente. De fato, temos ainda uma grande lacuna no que tange ao papel das mulheres na história do país. Eu mesma, só fui aprofundar o conhecimento após iniciar os estudos para o CACD. :face_with_peeking_eye:
Se precisar de alguma outra ajuda é só vir aqui no fórum. Você também pode pedir indicações para o @clipping.cacd. :smile:

1 curtida