Olá, pessoal. Na prova discursiva de inglês e de português, há tempo hábil para passar o rascunho para a folha definitiva? Ou os aprovados costumam escrever de uma vez na folha definitiva?
A dúvida surgiu porque, nas outras discursivas, aparentemente o tempo é mais escasso e, portanto, creio que não haja tempo para um rascunho completo. Porém, fiquei na dúvida quanto à prova discursiva de português e de inglês.
Eu definitiavamente não conseguiria fazer isso, camarada anônimo.
dou-me ao luxo apenas de escrever um plano de texto, enumero os argumentos, parágrafos e sua melhor ordem. Em menos de 5 minutos eu já vou para a folha oficial. Em 2023 me sobraram quinze minutos em português e cerca de meia hora em inglês.
Alguns candidatos que conseguem formular os argumentos e a melhor forma de escrevê-los rapidamente, treinados em caligrafia cursiva rápida, possivelmente têm tempo de fazer rascunho.
Arthur, tudo certo?
Em inglês é bem importante fazer um rascunho, pois qualquer ponto a menos conta. Parece ser bem impossível, mas se você tentar aumentar a letra ajuda muito.
Uma coisa que percebi é que, pelo menos em inglês, ter a letra maior é um ponto positivo, pois permite que a pessoa complete as linhas da redação e do resumo escrevendo menos. Uma “tática” bem comum é levar uma caneta mais grossa na segunda fase e uma bem mais fina na terceira, já que nesta última o que dá pontos é acertar o que está no padrão (então vale escrever tudo que a pessoa lembra sobre o assunto).
Mas, assim, na prática nunca dá tempo de fazer rascunho de tudo. @RomeuSantos , tem dicas para compartilhar? Você costuma ir super bem em inglês