# O estudo para as questões discursivas

Nessa semana, abri um tópico sobre quando começar a treinar questões. Minha dúvida envolvia entender como vocês sabem que está na hora de começar a treinar questões.

Trouxe minha experiência e recebi respostas com as experiências dos colegas.

No geral, percebi que é comum iniciar a preparação para as discursivas após a aprovação na primeira fase. :thinking:

Ao meu ver, isso é arriscado. Teve um ano em que o período entre a primeira e a segunda foi de quase um mês. Imagina revisar o conteúdo e ainda treinar em apenas 4 semanas? Ainda mais se a pessoa contratar vários cursos. :sweat:

Como disse no post anterior, sinto que ter muita informação e conseguir colocar tudo no papel resulta em notas maiores na terceira fase. Assim, uma estratégia que vejo como positiva é focar na revisão do conteúdo em si.

Um colega trouxe como estratégia de estudos após a primeira fase o retorno aos cadernos, a compreensão de como a prova cobra os assuntos e a leitura dos guias dos aprovados. Acho uma estratégia bem interessante, ainda mais se a pessoa tem familiaridade com a segunda e terceira fases. Outra sugestão foi o “brainstorm”, que é elencar os principais pontos da resposta, sem desenvolvê-la por completo (o que é super útil quando se compara os tópicos elencados com os padrões da banca).

Entretanto, para quem nunca teve essa experiência a estratégia adotada deve ser outra. Ao meu ver, para esses colegas é essencial simular as segundas e terceiras fases e compreender como a resposta deve ser estruturada antes mesmo da saída do edital. Isso ajuda bastante a controlar o nervosismo na hora das provas e a direcionar o tempo. Após a primeira fase, o ritmo é muuuito diferente, o que contribui bastante para aquele sentimento básico de desespero pré-prova.

Como sabemos, o estudo para as discursivas envolve tanto o conhecimento do conteúdo quanto a habilidade de conseguir colocar tudo que pode ser pontuado no papel sem ter um grande câimbra ou dor no pescoço (não é brincadeira isso, gente. Já tive muitas dificuldades na escrita devido à preparação física) – e aí que se encaixa o treino ao longo do ano.

Sintetizando, vejo dois caminhos meio lógicos (para quem já terminou o caderno):

• Quem já tem experiência, é possível começar a estudar para as discursivas após a primeira fase, com o foco sendo na revisão de conteúdo e compreensão geral da prova.
  • Quem não tem experiência, é estratégico se familiarizar com as discursivas antes, seja pela leitura de guias (com fichamento e comparação entre respostas), seja pela produção de respostas discursivas de fato.

Sei que alguns vão discordar das minhas sugestões, mas queria trazer essa discussão para ajudar os colegas que ainda estão meio perdidos. Inclusive, peço aos que se sentem seguros em suas estratégias para trazerem suas percepções aqui.

Ah sim, outra coisa que quero levantar é se os colegas acham que vale a pena estudar as discursivas sem ter os cadernos prontos. Ao meu ver, com relação às objetivas, é bem possível, mas e quanto às discursivas? Não usei essa estratégia ao longo da minha preparação, então é uma dúvida mesmo.

(Uma observação que queria fazer é que os guias de estudos podem conter informações erradas. Então, aprender por eles pode levar o aluno a reter uma info incorreta)

4 curtidas

A parte de discursivas é um tópico complicado para mim, ainda estou no “começo” da preparação, então ainda não peguei para estudar.

Mas acho que suas dicas fazem sentido.

Eu sempre tento dar uma olhada nos tópicos cobrados nos concursos anteriores para entender um pouco do nível de profundidade que pode ser cobrado. Obviamente não me cobro e nem tento fazer essas questões porque sei que ainda não tenho conhecimento, mas sei que pensar no futuro (vulgo discursivas) pode me ajudar desde agora.

2 curtidas

Acho os pontos muito válidos, especialmente a questão de se familiarizar com antecedência. Uma outra questão com a qual o candidato também precisa saber lidar é o susto/a falta de conhecimento, isso é, se virar e responder a questão da melhor (ou menos pior) maneira possível, sem deixar isso “contaminar” as outras questões. Daí mais um motivo pra não deixar o treino de discursivas pra a última hora.

1 curtida