Uma mentoria não seria de fato uma mentoria sem levar em conta as necessidades de vocês. Esperamos que ela seja uma construção conjunta entre professores e alunos.
Então me diga, quais são suas expectativas em relação à Mentoria Extensiva para o CACD 2026?
Agradeço muito sua participação, que será fundamental para adaptarmos o programa do curso às reais necessidades dos alunos.
Primeiro, queria dizer que estou super feliz em participar desta mentoria e animada com a chance de aprender com a experiência de vocês.
Minhas expectativas para a Mentoria Extensiva se ligam muito à ideia da autonomia nos estudos, que foi um ponto chave na live com o Professor Romeu. Mas confesso que me sinto muito mais segura sabendo que temos o suporte e apoio de pessoas que realmente entendem do assunto. Além de gostar de ter metas também.
Minha maior expectativa é conseguir orientações práticas para otimizar meu tempo e ganhar confiança nas técnicas de estudo. Eu me considero um pouco lenta para absorver conteúdo, então todo insight que me ajude a acelerar isso é ouro! Também seria ótimo abordarmos questões de foco e disciplina.
Sobre o cronograma, tenho muita curiosidade de saber como vocês se organizavam na época. Queria entender a melhor forma de encaixar assuntos novos, revisões, a montagem de flashcards e a resolução de questões.
Outro ponto que me intriga é a transição das fases de estudo:
Qual é o momento certo para dizer que o edital está “fechado”? Depois disso, o que fazer: focar no aprofundamento (novos cursos e leituras) ou voltar para as questões, “zerando” o edital?
E, claro, quando é que a gente deve, de fato, dar o ponto de partida para as discursivas?
Falando nelas, eu adoraria aprender a fundo a melhor maneira de estruturar as discursivas e qual a frequência ideal para a prática.
Enfim, estou super ansiosa pela aula de hoje e pelo desenrolar do curso!
Muito obrigada pela abertura e pela oportunidade de participar.
Boa noite professor! Eu gostaria de saber se vale a pena começar os estudos pelas matérias que mais caem pra depois estudar todo o edital. Desde já meu muito obrigado!
Obrigado, Raquel. Tomei nota e falaremos bastante disso tudo ao longo das aulas. Adiantando um pouco o ponto da transição de fases de forma suscinta, que pode ser mais preemente pra você, como eu disse em aula, o iniciante objetiva ter um primeiro contato com todos os tópicos do conteúdo de cada matéria, e o intermediário concluir uma primeira versão do seu caderno de cada um desses tópicos. Só entao, em um estágio mais avançado, você precisa se preocupar com aprofundamento e questões discursivas (embora estas possam ser usadas antes também).
Olá! Se por “matérias” você quis dizer as disciplinas que caem na prova (PI, Economia, História do Brasil etc.), essa conta não vai fechar muito porque muitas delas tem peso igual tanto na primeira quanto na segunda fase, e algumas ajudam no entendimento de outras, como HM. Se você se refere aos tópicos do conteúdo dentro de cada disciplina, também não seria muito interessante, justamente porque uma matéria (digamos, Microeconomia) pode ser um pré-requisito para o estudo de outras (Economia Internacional, p. ex.). Considero válida essa estratégia de priorizar os conteúdos que mais caem em contextos muito específicos, como após a publicação do Edital.
Olá professor! Boa tarde! Estou nesse ambiente do cacd desde 2002. Mas comecei a estudar de modo profissional a partir de 2019. E minha expectativa em relação à Mentoria é melhorar meu desempenho no tps. Às vezes me parece que existe um jeito de fazer o tps…tô precisando organizar as disciplinas no meu tempo e ter mais segurança na hora de julgar C ou E. Preciso afinar o meu feeling de saber se o item está C ou E. Quero aproveitar pra agradecer a disponibilidade sua e do Romeu em nos oferecer esse suporte.
As expectativas são as melhores possíves! Visto o que foi a aula de abertura de ontem, já posso dizer que minhas expextativas foram alcançadas. Nada como falar da vida real, dos sacrifícios da carreira de CACDista e da realidade dura da vida de concurseiro para saber que a mentoria será de grande importância nas nossas trajetórias sem romantizar nem penar. Afinal de contas, o final desse caminho é a realização do nosso maior plano: virar diplomatas.
Como são dois aprovados que guiam as nossas aulas, imagino que ganharíamos muito com dicas sobre como estudar de forma eficiente, suas experiências pessoais nos anos de preparação (inclusive, como lidar com as reprovações ao longo do tempo, como revisar, como estudar conteúdo e método de prova por meio de questões), métodos de estudo, organização e planejamento de estudos dentro das nossas perspectivas individuais… Creio que tudo isso será abordado, visto o plano de aulas apresentado ontem.
Agradeço por terem essa iniciativa e pela conversa inicial ontem, que já foi tão rica! Até a segunda aula!
Oi, Kelli. Seja bem-vinda! Então, há três possibilidades para o seu desempenho na 1ª fase: conteúdo insuficiente, técnica de prova ou falta de revisão. Quando erramos um item, é porque nunca estudamos o conteúdo (então precisamos melhorar os cadernos e preencher lacunas), porque estudamos mas não soubemos interpretar corretamente a assertiva (então precisamos praticar técnica de prova), ou porque já estudamos o conteúdo mas não lembramos na hora (então precisamos revisar mais ou aplicar técnicas de memorização). Um bom diagnóstico aqui será fundamental para saber qual seu plano, depois reflita sobre isso. Outra coisa é que um psicológico abalado também pode nos afetar em um desses três aspectos também (se seu desempenho na hora da prova é muito inferior à prática de questões). Pense nisso com carinho e vamos trabalhar todos esses aspectos ao longo da mentoria.
Obrigada pelo retorno Pedro! A minha dificuldade está na técnica de prova. Pra memorização eu uso o Anki. Tenho bastante cards no Anki. Com a Mentoria do clipping eu vou explorar bem as técnicas de prova.
Estou bastante entusiasmado com o novo modelo do Clipping — tanto pela proposta pedagógica quanto pelo aspecto humano, colaborativo e interativo entre colegas. Neste momento, entro em contato para pedir sugestões de aplicativos e/ou sites que possam servir como parceiros nessa jornada de estudo. Sou alguém do século e do milênio passados (risos), portanto convivo em um mundo dividido entre o analógico e o digital. Não consigo (nem quero) abandonar completamente o primeiro, mas desejo ousar mais no segundo — buscando um equilíbrio que una o melhor dos dois universos.
Obrigado pelas palavras! Sobre aplicativos e sites, saiba que a ferramenta é o que menos importa; o mais importante é você estudar de alguma forma todos os dias. Entre o analógico X digital, para o seu perfil, acredito que você pode fazer as anotações de aulas em um caderno físico mesmo, e, em um segundo momento, você passa as informações para um caderno digital (no Word, p. ex., como sugeriu a colega; ou no Google Docs, que muita gente usa também e fica tudo em núvem), já como uma forma de revisão. Tem o Anki também, que é um programa de flashcards, mas ele pode assustar um pouco no início, então está tudo bem se você não se adaptar a ele de cara. Neste caso, pode deixar para quando estiver mais experiente na preparação.
olha, super entendo. Antigamente eu só usava meios analógicos tambem. Depois comprei uma tablet e fui lendo e grifando coisas por ali. Alguns exercícios de gramatica fazendo ali mesmo, com ajuda da caneta que vem na tablet (uso uma samsung tab s6).
Comecei a usar o anki depois de muita insistencia.
Meu cadernos, que vou produzindo nas aulas, faço no “word” do google mesmo.
O negocio é nao brigar mto com a tecnologia, ir se adaptando aos poucos.
Olá, queridos Romeu e Pedro!
Estou começando agora a fazer o curso e resolvi primeiramente começar pela mentoria para entender melhor como funciona o curso e o estudo. Sonho com esse concurso desde a adolescência e já me inscrevi desde 2013, mas nunca fiz a prova pelo fato de não me sentir preparada para a prova porque não progrido nos estudos. Durante essa aula 1, eu tive uma dúvida sobre os simulados: o ideal é fazer as provas antigas antes da última? Eu pensei em fazer primeiro a última prova, a de 2025. Mas, ao olhar a planilha de acompanhamento, eu fiquei na dúvida qual seria a estratégia melhor. Começar com as provas mais antigas para as mais recentes? Ou da mais recente para as mais antigas?
@Prof.Pedro.Henrique Bom dia, sou Marcos e gostaria de agradecer ao senhor prof. Pedro pelas dicas em seu perfil no Insta, que foram essenciais na tomada de decisão de realizar o sonho de começar de fato a estudar para o CACD, mesmo já com 37 anos e bem estabelecido no funcionalismo público. Voltar a estudar depois de tanto tempo não é fácil, mas vontade não falta.
Oi, Érica! Seja bem-vinda e bons estudos! Em primeiro lugar, se inscreva e faça todas as provas que você tiver a oportunidade, a experiência será muito mais valiosa do que não fazer, você tendo estudado ou não. Sobre os simulados, o melhor é fazer da mais recente para a mais antiga; porém, se você precisa fazer simulados é outra história, depende do seu momento na preparação. Se você está ainda estiver em um nível inicial de conhecimento, pode deixar os simulados mais para frente, apesar de já ser recomendado você fazer questões dos tópicos que for estudando. Para um candidato mais avançado, fazer os simulados e acompanhar os erros é uma importante ferramenta para encontrar lacunas e direcionar o aprofundamento dos estudos. Falaremos mais disso na aula sobre Simulados Objetivos agora no módulo 2, que começa hoje.