[Aula 2] No que estão se metendo: Edital e provas anteriores

“Ementa: O objetivo deste 2º encontro é que os candidatos conheçam suficientemente a prova para que possam se preparar adequadamente para ela. Trabalharemos com o Edital e as provas anteriores para elucidar as reais exigências do concurso, destacando as partes mais importantes do Edital para quem está no início da preparação e apontando as principais características da prova.”

Você acha que conhece bem o concurso e a prova? Quais suas expectativas para essa aula?

3 curtidas

Olá, professor!

Primeiramente, muito obrigada pela primeira aula. Ela superou minhas expectativas e estou bastante animada com o andamento do curso.

Sobre a pergunta, confesso que meu conhecimento sobre a prova ainda é superficial.

Já tive contato com ela em dois momentos:

1. Fiz uma prova antiga (não lembro o ano) no passado, quando ainda não tinha conteúdo, só para conhecer mesmo.

2. Mais recentemente, resolvi a prova de 2025. Minha estratégia era simular o tempo, treinando a lentidão que percebo ter na resolução de questões, além de, claro, aplicar o pouco que já estudei (algo em torno de 20% do edital).

Dito isso, acredito que tenho uma noção inicial de como é o concurso, mas falta muita prática. Por isso, inclusive, estou focando em uma meta semanal de questões da banca para ir me familiarizando e ganhando ritmo.

Quanto à segunda fase, a verdade é que tenho medo de olhar os guias das discursivas Hahaha. Por enquanto, acho que devo me concentrar principalmente na Primeira Fase.

Acho que, o que eu gostaria de entender em um mundo perfeito e ideal, seria:

Ter uma visão de quais são as prioridades do Edital.

• Entender melhor as reais exigências para se fazer uma boa prova

• Tentar achar um equilíbrio em quanto necessário é se aprofundar em cada item do edital para fazer uma boa prova

Até a próxima aula

1 curtida

Olá professores! Quanto às provas, eu já fiz e refiz todas desde 2012. Várias vezes. Com isso, eu consegui assimilar o jeito da banca de cobrar os ítens. Mas, na hora do tps real eu sinto que falta segurança pra julgar o item.

2 curtidas

Olá, prof. Pedro! Tudo bem?

Eu, pessoalmente, comecei a estudar agora em setembro e uma das coisas que fiz foi me debruçar sobre o edital para entender os principais direcionadores que norteiam o CACD. Dessa forma, acredito que no que diz respeito ao concurso possuo algum conhecimento, mas ainda não estive em contato com a prova. Acredito que essa aula pode ser excelente para que possa expandir meu conhecimento para com todo esse certame.

2 curtidas

Muito obrigado, Raquel. Seu comentário irá ajudar muito na preparação das aulas.

Entendo, Kelli. No CACD, é impossível saber tudo que está na prova; sempre cairá coisas que não sabemos, por mais que estudemos. Um candidato bem preparado não só sabe resolver as questões que ele tem conhecimento, mas também sabe o que fazer quando ele não tem conhecimento suficiente. Ter uma estratégia de prova sólida, que lhe prepara para todos os cenários, faz toda a diferença. Teremos um encontro focado apenas nisso, será bastante valioso para você!

1 curtida

Oi prof. Pedro, tudo bem?
Teremos aula hoje? Comprei apenas a mentoria de vocês e não estou conseguindo acessar a plataforma para entender se há algum material ou alguma informação além do que é postado aqui no fórum, que só consigo acessar pelo link compartilhado pelo Clipping.

Sim! Estamos em aula, inclusive. Conseguiu o link? Costuma chegar no e-mail.

1 curtida

Consegui, Pedro. O link chegou para mim por volta de 20h10. Não sei se foi esse mesmo o horário do disparo e pelo que vi, o Romeu tinha começado há pouco tempo, pois ele estava ainda no início do edital. Muito obrigado!

1 curtida

Professores, boa noite! Muito obrigado pela aula.

Fiquei com uma dúvida em relação à melhor estratégia de estudo neste primeiro momento de preparação. Tenho percebido que as apostilas conseguem sintetizar bem os conteúdos das bibliografias e, por isso, tenho pensado se, nessa fase inicial, faria sentido priorizá-las para ganhar mais fluidez no avanço das matérias, deixando a leitura mais aprofundada da bibliografia para um segundo momento.

Além disso, notei que os resumos ao final das apostilas são bastante completos. Vocês consideram que utilizá-los como base principal de revisão pode ser suficiente, em vez de elaborar resumos próprios desde já?

Queria muito ouvir a opinião de vocês sobre essa organização dos estudos.

Obrigado!

1 curtida

Fala, Jonathan! As apostilas e os resumos são muito bons sim. No entanto, o intuito de montar seus próprios materiais não é só o resultado final. O objetivo principal é auxiliá-lo no processo de aprendizagem, em que a informação deve entrar no seu cérebro, ser processada com sua própria forma de racionalizar aquelas informações, e na sequência sair do seu cérebro, ser utlizada. Em uma leitura passiva, você pode até entender o que está sendo dito, mas logo vai se esquecer. A retenção não é a mesma de você passar por todo esse processo que eu mencionei.

Se fosse um concurso mais enxuto, com menos conteúdo, seria ótima essa estratégia. Eu mesmo já fiz vários e sei que em muitos concursos só ler a apostila e fazer exercícios é suficiente. No entanto, acho uma estratégia muito arriscada para o CACD. A sensação de progresso com essa estratégia é legal, motiva, mas uma hora a conta chega e você vai ter que voltar um pouco e passar pelo processo.

Eu estudei quase 2 anos sem se preocupar com montar cadernos organizados e a conta chegou pra mim. Também não conheço nenhum aprovado que tenha passado sem montar os próprios materiais. O conteúdo é muito extenso e complexo. A memorização pura e simples pode até nos ajudar em alguns temas, mas em geral precisamos aprender com profundidade cada um dos conteúdos. É impossível sustentar tudo que é cobrado no CACD só com memória de curto prazo.

Respondendo de forma mais direta, penso que essa estratégia até possa ser utilziada em um primeiro momento, para um primeiro contato com os conteúdos, mas uma hora você vai ter que botar a mão na massa do mesmo jeito.