[Aula 2] No que estão se metendo: Edital e provas anteriores

“Ementa: O objetivo deste 2º encontro é que os candidatos conheçam suficientemente a prova para que possam se preparar adequadamente para ela. Trabalharemos com o Edital e as provas anteriores para elucidar as reais exigências do concurso, destacando as partes mais importantes do Edital para quem está no início da preparação e apontando as principais características da prova.”

Você acha que conhece bem o concurso e a prova? Quais suas expectativas para essa aula?

3 curtidas

Olá, professor!

Primeiramente, muito obrigada pela primeira aula. Ela superou minhas expectativas e estou bastante animada com o andamento do curso.

Sobre a pergunta, confesso que meu conhecimento sobre a prova ainda é superficial.

Já tive contato com ela em dois momentos:

1. Fiz uma prova antiga (não lembro o ano) no passado, quando ainda não tinha conteúdo, só para conhecer mesmo.

2. Mais recentemente, resolvi a prova de 2025. Minha estratégia era simular o tempo, treinando a lentidão que percebo ter na resolução de questões, além de, claro, aplicar o pouco que já estudei (algo em torno de 20% do edital).

Dito isso, acredito que tenho uma noção inicial de como é o concurso, mas falta muita prática. Por isso, inclusive, estou focando em uma meta semanal de questões da banca para ir me familiarizando e ganhando ritmo.

Quanto à segunda fase, a verdade é que tenho medo de olhar os guias das discursivas Hahaha. Por enquanto, acho que devo me concentrar principalmente na Primeira Fase.

Acho que, o que eu gostaria de entender em um mundo perfeito e ideal, seria:

Ter uma visão de quais são as prioridades do Edital.

• Entender melhor as reais exigências para se fazer uma boa prova

• Tentar achar um equilíbrio em quanto necessário é se aprofundar em cada item do edital para fazer uma boa prova

Até a próxima aula

1 curtida

Olá professores! Quanto às provas, eu já fiz e refiz todas desde 2012. Várias vezes. Com isso, eu consegui assimilar o jeito da banca de cobrar os ítens. Mas, na hora do tps real eu sinto que falta segurança pra julgar o item.

2 curtidas

Olá, prof. Pedro! Tudo bem?

Eu, pessoalmente, comecei a estudar agora em setembro e uma das coisas que fiz foi me debruçar sobre o edital para entender os principais direcionadores que norteiam o CACD. Dessa forma, acredito que no que diz respeito ao concurso possuo algum conhecimento, mas ainda não estive em contato com a prova. Acredito que essa aula pode ser excelente para que possa expandir meu conhecimento para com todo esse certame.

2 curtidas

Muito obrigado, Raquel. Seu comentário irá ajudar muito na preparação das aulas.

Entendo, Kelli. No CACD, é impossível saber tudo que está na prova; sempre cairá coisas que não sabemos, por mais que estudemos. Um candidato bem preparado não só sabe resolver as questões que ele tem conhecimento, mas também sabe o que fazer quando ele não tem conhecimento suficiente. Ter uma estratégia de prova sólida, que lhe prepara para todos os cenários, faz toda a diferença. Teremos um encontro focado apenas nisso, será bastante valioso para você!

1 curtida

Oi prof. Pedro, tudo bem?
Teremos aula hoje? Comprei apenas a mentoria de vocês e não estou conseguindo acessar a plataforma para entender se há algum material ou alguma informação além do que é postado aqui no fórum, que só consigo acessar pelo link compartilhado pelo Clipping.

Sim! Estamos em aula, inclusive. Conseguiu o link? Costuma chegar no e-mail.

1 curtida

Consegui, Pedro. O link chegou para mim por volta de 20h10. Não sei se foi esse mesmo o horário do disparo e pelo que vi, o Romeu tinha começado há pouco tempo, pois ele estava ainda no início do edital. Muito obrigado!

1 curtida