Enunciado:
No que se refere aos movimentos migratórios nacionais e internacionais e à formação e à estrutura dos blocos econômicos internacionais, julgue itens subsequentes.
Texto do item:
A União Europeia, afetada pela guerra na Ucrânia e pelas pressões energéticas e migratórias, tem vivenciado o enfraquecimento de sua coesão política e econômica,
inclusive com discussões internas sobre a fragmentação do bloco.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Gabarito sugerido: E
Apesar dos choques econômico-energéticos e do aumento dos fluxos migratórios, a reação dos 27 à invasão russa mostrou, em geral, maior coesão: aprovação unânime de 18 pacotes de sanções, coordenação para comprar gás e acelerar a transição energética e avanço da Política Externa e de Segurança Comum (Genini, 2025). Não há debates oficiais sobre desmembrar-se; pelo contrário, o conflito impulsionou novos passos de integração (ex. fundo comum para armas, adesão da Suécia e da Finlândia à OTAN com apoio da UE). Portanto, a afirmativa exagera ao afirmar “enfraquecimento” e “discussões internas sobre a fragmentação do bloco”.
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.
E a crise com a Hungria?? Teve outros países, como Itália, que não foram a favor da escalada militar, na Ucrânia
1 curtida
Questão correta. Elementos baseado em consulta ao chatGPT:
-
Enfraquecimento da coesão política: Divergências no apoio militar à Ucrânia**: Estados como Polônia e os Bálticos defendem apoio incondicional a Kiev, enquanto países como Hungria e Eslováquia expressam reservas, gerando **tensões sobre os rumos da política externa e de defesa comum.
A eleição do nacionalista Karol Nawrocki como presidente da Polônia sinaliza uma postura mais eurocética. Analistas alertam que isso pode dificultar a influência de Varsóvia no EU e minar o apoio coletivo à Ucrânia. Ele já se opôs à entrada da Ucrânia na OTAN, mesmo reconhecendo a necessidade de ajuda militar
Poland's new president poses challenge for EU, Ukraine ties | Reuters
-
Enfraquecimento da coesão econômica: Resistência de Estados-membros como Hungria às políticas energéticas comuns
Enquanto Bruxelas planeja eliminar contratos de energia com a Rússia até 2027, países como Hungria resistem, defendendo a continuidade de importações via TurkStream. Orbán argumenta que o país precisa dessa energia por razões geográficas e econômicas. Essa discordância evidencia divisão na aplicação das políticas da UE. The EU’s struggle to stop funding Putin’s war
Hungary resists Russian gas phaseout amid wider regional discontent with EU energy policy
Client Challenge
-
Discussões internas sobre fragmentação do bloco: Pressão por endurecimento das leis de asilo e aumento do autoritarismo
Mais recentemente, Alemanha e outros países aprovaram medidas para agilizar deportações e endurecer requisitos de asilo, em resposta ao crescimento de partidos de extrema‑direita e ao temor da desestabilização social. Essas decisões revelam fraturas políticas internas e um enfraquecimento da abordagem conjunta na UE
Germany and EU allies push for asylum crackdown and more deportations
Germany and EU allies push for asylum crackdown and more deportations | Reuters
Conflitos institucionais sobre orçamento e solidariedade
Viktor Orbán criticou duramente o novo orçamento da UE para 2028‑2034, afirmando que ele “arruinará a UE”. Ele se opôs ao financiamento de ajuda à Ucrânia e à alocação de subsídios agrícolas, exacerbando disputas dentro do bloco sobre prioridades e solidariedade
https://www.reuters.com/markets/emerging/hungarys-orban-says-proposed-new-budget-will-ruin-eu-2025-07-18/
1 curtida
Foi exatamente o que pensei. Além disso, quanto às “discussões internas sobre a fragmentação do bloco”, não há como fingir que não houve discussões em torno da “polexit” ou “frexit”. Se foram discussões grandes ou pequenas, são outros quinhentos. O item não menciona a dimensão dessas discussões, então mesmo discussões menores e pontuais atendem ao proposto.
2 curtidas
Enfraquecimento da coesão política e econômica é bastante genérico.
Do site oficial da UE
Behind the collective promise of hitting Russia with heavy sanctions in case of an invasion, however, there have been cracks among Europeans over the scope of sanctions. The stance of Germany’s SPD-Green-FDP coalition has been the target of much criticism. While German leaders have tried to reassured allies that they are willing to pay the price of sanctions and announced some additional deployments to NATO’s eastern flank, they have been wary of committing to cancelling the Nord Stream 2 pipeline and sceptical of banning Russia from the SWIFT payment system. Much of Chancellor Olaf Scholz’s SPD still appears to view Germany’s relationship with Russia as truly “special”, due to the weight of Germany’s invasion of Russia in WW2 and the party’s experience of Ostpolitik in the Cold War. Berlin has also incurred heavy criticism for its refusal to provide Ukraine with weapons and for blocking the export of some German-made weapons from Estonia to Ukraine.
O site oficial da UE tem matérias sobre a falta de coesão entre europeus
1 curtida