(CACD 2025) item 149 - (Política Internacional). A participação brasileira na União de Nações Sul-A

Enunciado:

As relações internacionais devem ser consideradas em um mundo de estruturas globais e de mudanças econômicas, políticas e sociais, e, nesse contexto, a política externa brasileira está constantemente frente a desafios globais e regionais. A esse respeito, julgue os itens subsequentes.

Texto do item:

A participação brasileira na União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) — cujo objetivo é construir espaço de integração e união no âmbito cultural, social, econômico e político entre seus povos, priorizando o diálogo político, as políticas sociais, a educação, a energia, a infraestrutura, o financiamento e o meio ambiente, para eliminar a desigualdade socioeconômica, alcançar inclusão social e participação cidadã, fortalecer a democracia e reduzir as assimetrias no marco do fortalecimento da soberania e independência dos Estados — foi reativada a partir de 2023, ano em que foi editado decreto que promulga o tratado constitutivo dessa união, criada em 2008.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: C
O Brasil havia suspendido sua participação na UNASUL em 2019. Em 2023, no início do terceiro governo Lula, o País decidiu retornar ao organismo e editou o Decreto nº 11.675/2023 (publicado no DOU de 07/06/2023), que promulga o Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas, assinado em Brasília em 23/05/2008. Assim, a participação brasileira foi efetivamente reativada a partir de 2023, conforme afirma o enunciado.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.