(CACD 2025) item 150 - (Política Internacional). Autores associados ao realismo defensivo argumenta

Enunciado:

As relações internacionais devem ser consideradas em um mundo de estruturas globais e de mudanças econômicas, políticas e sociais, e, nesse contexto, a política externa brasileira está constantemente frente a desafios globais e regionais. A esse respeito, julgue os itens subsequentes.

Texto do item:

Autores associados ao realismo defensivo argumentam que, em um sistema anárquico dominado por uma ameaça potencial constante, os Estados revelam interesse racional em maximizar sua acumulação de poder para defender interesses e sua sobrevivência em um ambiente potencialmente hostil e incerto perante outros Estados.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: E
No realismo defensivo (Kenneth Waltz, Stephen Walt), o objetivo central dos Estados é garantir a segurança, não maximizar poder indiscriminadamente. A busca exagerada de poder pode provocar coalizões de balanceamento e, paradoxalmente, aumentar a insegurança do próprio Estado. Portanto, a ideia de que realistas defensivos defendem a maximização contínua do poder está incorreta; essa é a posição do realismo ofensivo (John Mearsheimer).


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.

Gabarito sugerido: E
A afirmativa está ERRADA. Autores do realismo defensivo, como Kenneth Waltz e Stephen Walt, argumentam que, embora os Estados atuem em um sistema anárquico e busquem proteger a própria segurança, acumular poder indefinidamente não é racional. Para o realismo defensivo, a busca excessiva por poder pode, na verdade, aumentar a insegurança do Estado, pois leva outros atores a formarem coalizões balanceadoras (balancing), tornando-o mais vulnerável. O objetivo central dos Estados, para esse paradigma, é garantir a segurança, não maximizar poder continuamente (essa é a posição do realismo ofensivo, como o de John Mearsheimer). Portanto, a afirmação que associa o realismo defensivo à maximização de poder está incorreta. (Fonte: WALTZ, Kenneth. Theory of International Politics; referências do trecho fornecido)


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.