(CACD 2025) item 157 - (Política Internacional). As tarifas de importação denominadas recíprocas an

Enunciado:

No que se refere às relações entre Brasil e Estados Unidos da América (EUA), julgue os próximos itens.

Texto do item:

As tarifas de importação denominadas recíprocas anunciadas originalmente pelos EUA em abril de 2025 foram baseadas em cálculo que induziria à eliminação do déficit comercial dos EUA com cada território, tendo sido anunciada, também à época, para cada produto, salvo algumas exceções, a aplicação de tarifa mínima de 10% que se somaria àquela recíproca, mesmo em face de superávit bilateral em favor dos EUA, como é o caso da relação com o Brasil, deficitária com os EUA há mais de uma década.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

A afirmativa está Certa :white_check_mark:

Análise ponto a ponto:

1. Base “recíproca” utilizando déficit comercial Conforme o Decreto Executivo 14257, de 2 de abril de 2025, os EUA estabeleceram tarifas baseadas em uma fórmula que considera o déficit comercial bilateral com cada país — dividindo esse déficit pelas importações e aplicando metade do resultado como tarifa recíproca .
  2. Tarifa mínima de 10% aplicada a todos os produtos A partir de 5 de abril de 2025, entrou em vigor uma tarifa mínima de 10 % sobre todas as importações, independentemente do histórico bilateral .
  3. Aplicação mesmo quando há superávit em favor dos EUA Mesmo países com superávit comercial com os EUA, como o Brasil, ficaram sujeitos à tarifa mínima de 10 % .
  4. Relação histórica deficitária Brasil–>EUA Ao contrário da redação do enunciado, os EUA têm um superávit comercial com o Brasil (não déficit), ou seja, os EUA exportam mais para o Brasil do que importa . Contudo, isso não impediu a aplicação da tarifa mínima, que foi aplicada “mesmo em face de superávit bilateral” — exatamente como afirmado no texto.

Ninguém mais pensou que estaria errado pela palavra “somaria”? A meu ver, o item estaria afirmando que as tarífas mínimas de 10% seriam somadas às tarifas de reciprocidade calculadas - o que estaria errado (até onde eu sei - se bem que a matemática do Trump não é lá o forte da Casa Branca)

Também marquei errada pelo mesmo motivo.

gente, sim, então não é 60%? eu refiz minhas anotações com base no exercício KKKK. Também coloquei errado pq achei que era só 50% e não 50%+10%. É só 50%?

QUESTÃO ANULADA

1. Tarifa foi substituída não somada.
  2. Além dos motivos econômicos, também tiverem motivos políticos (como críticas ao julgamento de Bolsonaro).