(CACD 2025) item 160 - (Política Internacional). O desejo de reforma do Conselho de Segurança da ON

Enunciado:

Considerando as instabilidades regionais e globais ocasionadas por conflitos armados e os consequentes desafios para a política externa e para os mecanismos internacionais existentes, julgue os itens que se seguem.

Texto do item:

O desejo de reforma do Conselho de Segurança da ONU é compartilhado por diversos grupos de países com os quais o Brasil tem significativo relacionamento, a exemplo da União Africana, que já se posicionou sobre essa reforma e a necessidade de representação africana permanente no referido conselho, conforme o Consenso de Ezulwini.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: C
A afirmativa está CERTA. O desejo de reforma do Conselho de Segurança da ONU é, de fato, compartilhado por diversos grupos de países com os quais o Brasil mantém significativo relacionamento, como o G-4 (do qual o Brasil faz parte) e a União Africana. A União Africana, por meio do Consenso de Ezulwini (adotado em 2005), defende explicitamente a ampliação do Conselho de Segurança com a inclusão de dois assentos permanentes para a África, escolhidos pela própria União Africana, e com direito a veto. Essa posição é reiterada em fontes oficiais da União Africana e em análises acadêmicas (ver Consultation between the African Union and the African Civil Society Organizations on the Common African Position on the UN Security Council Reform | African Union e The Ezulwini Consensus and Africa's Quagmire on United Nations Security Council Reform : Unpacking the Dynamics | AUC Library). O Brasil, por sua vez, apoia a ampliação da representatividade do Conselho e mantém diálogo próximo com a União Africana e outros grupos que defendem a reforma. Portanto, a afirmativa reflete corretamente a realidade das posições internacionais sobre o tema.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.