Enunciado:
A respeito da crítica da CEPAL e das ideias de Raúl Prebisch, julgue os itens que se seguem.
Texto do item:
A teoria da deterioração dos termos de troca tem como um de seus pressupostos o fato de países dependentes ou periféricos serem pequenos no contexto do comércio internacional, ou seja, serem tomadores de preços.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Gabarito sugerido: C
A afirmativa está CERTA. Um dos pressupostos centrais da teoria da deterioração dos termos de troca, especialmente segundo a hipótese Prebisch-Singer e a crítica da CEPAL, é que os países periféricos ou dependentes são considerados ‘países pequenos’ no comércio internacional. Isso significa que eles são tomadores de preços: não têm poder de influenciar os preços internacionais dos produtos que exportam, pois sua participação no mercado mundial é pequena. Os preços são determinados pelas forças do mercado global, e esses países apenas aceitam os preços dados. Esse conceito está claramente exposto no contexto fornecido, que afirma que ‘um país pequeno é um tomador de preços’ e que a maior parte das economias em desenvolvimento se enquadra nessa categoria. Portanto, a afirmativa está de acordo com a teoria e com a literatura sobre o tema.
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.